Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

domingo, 29 de janeiro de 2012

Amanhecer no "Vale do Sol"

Amigos do Blog Feliz da Vida!   
O céu do interior é azul, com nuvens brancas. De manhã é laranja com tons de cinza arrodeando o horizonte.


O galo canta insistente misturando seu canto ao das andorinhas tanto serelepes quanto ruidosas. O pio do beija-flor, sorvendo do vermelho da “escova de garrafa”, é abafado pelos gritos das maritacas. Currupaco! Uma canta do telhado onde acorda. Grump! Responde sua dupla na árvore mais próxima. No forro do telhado passos surdos se ouve dos demais da espécie. Estão acordando! O que fazem na cobertura enquanto andam tanto?
Mais duas andorinhas voam pelo céu. Uma só, “não faz verão”!  Tal qual o pássaro preto que voa em par. O anu, em trio. O casal e o filhote pousados sobre o teto da casa das bombas.
Na árvore central, localizada em meio às hortaliças e hortênsias, um vai e vem frenético: pássaros de todos os portes, cantos e cores passam por ali, talvez para uma breve espreguiçada. Pousam, e logo voam. Pássaros em todas as direções. Lembrei da estação de trem. Grupos de operários de passagem em suas locomoções.
A jaqueira mantem-se imperturbada enquanto as vacas sonolentas vão chegando para a pastagem.
O rio calmo reflete em suas águas o iluminado céu que se compõe de nuvens movimentadas pelo ar da manhã. Uma grande nuvem branca se espalha como cortina protegendo o vôo das andorinhas que voam diversas vezes pelo mesmo local.
O galo silenciou. Ouço apenas as vacas, que mugem enquanto mastigam no pasto, margeadas por três pássaros pretos que a seguem em sua caminhada.
No telhado ainda se ouve passos das maritacas. O beija-flor, de flor em flor, vibra velozmente as asas. Não tem mais pássaros ao redor, ouvem-se apenas seus cantares ao longe. Nota-se que aqui elas apenas dormem, pois toda tarde elas voltam com sons e cores alegrando o “Vale do Sol”.
A neblina agora encobre a vista das montanhas,enquanto no lado leste a luz ilumina as nuvens por traz de suas montanhas. Como se fosses dois céus. Diferentes em lados opostos.
O milharal manteve-se imóvel toda essa hora. Ainda dorme. Precisa amadurecer suas espigas e grãos.
Uma luz se acende ao longe, no alpendre da casa vizinha. A mulher com um balde vai ordenhar as vacas. Logo, beberei deste leite.  
Chegam os cães, bocejam. Um silêncio paira sobre tudo. Um vento frio sopra do oeste balançando as folhas. Ouço as abelhas.
O galo canta novamente e a luz do dia ilumina o verde das palmeiras, da jaqueira, das mangueiras, dos abacateiros, do caquizeiro, das goiabeiras, da pereira, da romãzeira, dos limoeiros, da parreira, da ciriguela, das hortaliças e verduras molhadas de orvalho, dos grilhos, dos formigueiros. Dos arbustos todos.
Meu estômago ronca, vou comer o milho que colhi na tarde anterior, e depois darei um passeio até a cachoeira para acordar.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cybercondria - uso perigoso do "Dr.Google"

Amigos felizes do Blog Feliz da Vida!

Tenho uma amiga que achava não se identificar com computadores. É excelente motorista, sente que ela e o carro são um só corpo, mas com os computadores a história é outra, achava-se incompetente para “dirigir” um.
Nunca se interessou pelos programas básicos do Office, Word: “é para escritores”, Excel “para financistas”, Visio “é de comer?” Até que conheceu o email. Começou a ler, demorou um pouco para aprender a salvar, enviar ou enviar cc ou cco. Ainda se atrapalha com anexos.
À medida que seu email foi sendo divulgado começou a receber dos amigos apresentações com imagens, textos e música. Nem sempre úteis, às vezes belas, outras horripilantes. Estava aberto o mundo Power Point. Youtube, caiu em suas graças.
Sendo divertido caiu no gosto da minha amiga, que aos poucos ficou “viciada na internet”, sentindo necessidade de acesso diário. Chegou o período eleitoral e a internet se tornou sua grande aliada na escolha dos candidatos. Ficha limpa, ficha suja, passado, presente, planos para o futuro....
Recentemente presenciamos atos de protesto em várias partes do mundo, inclusive Brasil, promovidas pela internet, via redes sociais.
Minha família, amigos e alunos estivemos presente em manifestações políticas em São Paulo convocada pelos amigos “sociais”.
A internet plugou minha amiga ao resto do mundo, chacoalhou políticos como sua aliada, porém algumas pessoas fazem uso doloroso da tecnologia, por exemplo os “buscadores de saúde” ou  cybercondríacos, que “são as pessoas que buscam o auto diagnóstico por meio da web”.
Artigo no caderno Cotidiano no jornal Folha de São Paulo apresentou a Cybercondria, termo criado em 2000 para designar a prática de chegar a conclusões precipitadas após a pesquisa de um sintoma de saúde. Os internautas utilizam o “Dr.Google” para obter informações com base em sintomas de algum mal-estar que estejam apresentando, porém, um sintoma pode indicar muitas doenças e é comum a pessoa criar confusão e crer que sofre de doenças graves.
O artigo conta a história de uma jovem que acreditou portar uma determinada doença e que passou a manifestar seus sintomas. Foi encaminhada para tratamento terapêutico para se livrar da obsessão, mas confessa ao repórter que ainda faz buscas nos sites.
O Blog Feliz da Vida! sempre ressalta a força do nosso pensamento. O artigo da Folha comprova a necessidade que cada um de nós tem de controlar aquilo que pensa e assim viver livre da ansiedade.
Procure não ficar lendo descrições de doenças, detalhes dos seus sintomas, e ainda por cima tentar encontrar evidências deles em você. Cuidado para não acreditar no mal.
Da próxima vez que se pegar lendo longas descrições de doenças lembre-se que está abrindo a porta da sua mente para a invasão do medo e permitindo que o seu corpo sofra em resposta a qualidade dos pensamentos com que se nutre.
Atenção para não ser vítima da Cybercondria.    

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo" Tempo para recalcular a rota.

Amigos leitores cheios de esperança,

Segunda-feira. Agora começa  o Ano Novo!
Comer, beber, abraçar até estranhos, dar e receber presentes, é muito fácil!

Tomar ônibus e metrô cheios, perder a hora, conviver com pessoas com as mais variadas opiniões e julgamentos, levar vida sedentária, comer no self service e chegar em casa cansado, alguns depois ainda de ir para a escola a noite, é a parte mais fácil!

O difícil é passar por isso sem julgar, sem condenar, sem influenciar, sem aconselhar, sem ser influenciado, erroneamente.

Mas é a meta!

Novamente 365 dias de novas oportunidades para recalcular a rota, e acertar o caminho, reto e estreito.

Desejo, do fundo do meu coração, que em cada dia deste novo ano, você, leitor amigo, possa viver Feliz da Vida!

Feliz Ano Novo!