Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ministro Marco Aurélio Mello dia 19/10/2012 na UnG Guarulhos - Entrada Franca

Amigos leitores e companheiros do Blog Feliz da Vida!
Nesta noite às 19hs haverá uma conferência do Ministro Marco Aurélio na Universidade Guarulhos.
ministro
O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que participa do julgamento do Mensalão, falará sobre Segurança Jurídica no Brasil e responderá a perguntas dos participantes.
Antes do início da conferência, às 18h, o ministro falará à imprensa em entrevista coletiva.
A conferência tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Subseção de Guarulhos e da Academia Paulista de Magistrados, e é coordenada pelo curso de Direito da UnG.
Nos encontramos lá na Unidade Guarulhos-Dutra da UnG – Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia, Guarulhos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor

Amigos leitores, amigos alunos, amigos ex.
Lembrei-me de alguns professores bons e não tão bons que me ajudaram a trilhar meus caminhos.
Lembrei-me de meus professores da Escola Dominical da Ciência Cristã, a quem devo boa parte dos meus saberes espirituais.
Hoje comemorando o Dia dos Professores, envio um pensamento de amor a todos eles.

CAPA dia do professor

O Jornal do Professor informou em publicação de setembro/outubro como surgiu a comemoração da data.

Transcrevo abaixo para leitura de quem não recebe o Jornal.

“Em 1994, a Unesco fixou a data de 5 de outubro como o Dia Mundial dos Professores. Seu objetivo era celebrar os professores e destacar o valor de seu ofício, chamando a atenção para a importância da profissão para toda a sociedade. A entidade reconhece que os docentes são fundamentais para manter os alunos na escola e os auxiliá-los a pensar criticamente, processar as informações de várias fontes e trabalhar cooperativamente.
Muito antes dessa data, todavia, em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. A data não era em vão: era o dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila. Por esse decreto, todas as cidades teriam suas escolas de “primeiras letras”. A ideia, que passava pela descentralização do ensino, as disciplinas básicas a se ensinar e mesmo o salário dos professores, infelizmente, não vingou. 120 anos depois do referido decreto, em 1947, é que ocorreu a primeira comemoração propriamente dita de um Dia do Professor. Foi em São Paulo, mais precisamente na Rua Augusta, em uma escola conhecida como “Caetaninho”. Um grupo de professores organizou um dia de parada para evitar a estafa do longo ano letivo – além de congraçar-se e analisar os rumos para o restante do ano. A celebração, que aconteceu no dia 15 de outubro, foi um sucesso e se espalhou pelo país, até se tornar feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.”

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Lembranças de criança? Obrigada. Prefiro esquecer!

Amigos amados do Blog Feliz da Vida!
Nem tudo é tão feliz algumas vezes. Nem tudo é feliz em algumas épocas. Assim, precisamos buscar a felicidade sempre que podemos.
Hoje, Dia das crianças.

 Não consigo parar de pensar na menina de 14 anos, Malala Yousufzai  baleada na cabeça e no pescoço por um militante do Taleban. Ela é conhecida por defender educação para meninas e divulgar atrocidades cometidas pelos extremistas islâmicos.
No Brasil segundo a UNICEF, dados de 2010 apontam que 250 mil crianças são vítimas da prostituição infantil no Brasil e estão prostituidas devido ao turismo sexual, presente principalmente em regiões pobres do nordeste.
Estudantes de escolas públicas estão usando drogas e álcool. Entre 10 a 12 anos, 13% dos estudantes já usaram algum tipo de droga na vida. Na rede estadual de ensino um total de 23% dos alunos usam drogas: solventes, maconha, remédios para diminuir ansiedade e estimulantes. Os jovens também consomem cigarros e alcool. Crianças se drogando, principalmente no Centro de São Paulo, não é nenhuma novidade. Cerca de 3,7 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora da escola no Brasil, segundo o Pnad. O índice de pobreza da população brasileira é de 28%, mas para as crianças é de 44%, se negra têm 78% mais chance de viver na pobreza do que a branca; e as crianças das áreas rurais estão duas vezes mais expostas à pobreza do que as das regiões urbanas. De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam e apenas 40 concluem o ensino médio. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem inclusive pela violência e gravidez na adolescência.
Em 96% dos casos de crianças afetadas pela violência física  e 64% dos casos de abuso sexual contra crianças de até 6 anos são cometidos por familiares.
Gostaria de comemorar o Dia das crianças, mas é difícil sabendo que muitas crianças não tem motivos para festejar, e como eu preferirão esquecer sua infância.
Precisamos proteger as nossas crianças, principalmente as expostas a situação de vulnerabilidade social.
Quando faremos isso?


Dica de leitura: O impacto do racismo na infância
http://www.unicef.org/brazil/pt/br_folderraci.pdf







Leia carta de diplomatas negros barrados no STF

Amigos do Blog Feliz da Vida!

No blog da Monica Bergamo foi publicado hoje uma história perceptivelmente racista. Não posso deixar de compartilhar com os leitores.

Segundo o blog “os diplomatas Carlos Frederico Bastos da Silva, 45, e Fabrício Prado, 31, ambos negros, foram barrados pela segurança do STF no dia em que o ministro Joaquim Barbosa foi eleito presidente da corte. Só conseguiram entrar autorizados por um superior.”

Os seguranças alegaram que eles pareciam muito jovens para serem diplomatas e agiam de modo suspeito, mas lendo o texto podemos ver traços de racismo no ocorrido.

Os diplomatas expressam sua tristeza por ter sido submetidos a tal constrangimento na data da eleição do primeiro negro a assumir a Presidência do Supremo Tribunal Federal, o Ministro Joaquim Barbosa.

Os diplomatas pediram explicações ao secretário de segurança institucional do STF, por meio de uma carta que pode-se ler na íntegra no link abaixo.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/1168343-leia-carta-de-diplomatas-negros-barrados-no-stf.shtml

 

 

domingo, 7 de outubro de 2012

Votando feliz da vida! Voto é poder!


Amigos eleitores felizes da vida do Blog Feliz da Vida!

Hoje é um dia de suma importância para o Brasil e para cada município. O voto é o exercício do poder do cidadão de manifestar sua vontade e escolher seus representantes nas instituições governamentais.

Pouco tempo faz em que o brasileiro não podia manifestar sua opinião, e nao podia fazer críticas aos representantes do governo e sua estrutura.

 No exterior assistimos constantemente governos autoritários oprimindo seu povo.  Na Turquia a luta por democracia resultou em uma guerra civil. Em vários países pessoas estão morrendo em protestos corajosos para derrubar os ditadores. Na Venezuela onde o voto não é obrigatório a população madrugou hoje para votar. Seu presidente está no cargo há 14 anos.

No Brasil de agora podemos manifestar livremente nossa opinião. E quando percebemos atos contra a liberdade de imprensa, reagimos imediatamente.

O julgamento do mensalão está sendo assistido pelas pessoas pela televisão. Os Ministros Joaquim, Lewandowski, Marco Aurélio, Carmem, estão sendo chamados pelos nomes próprios nas conversas de populares.

Tipo de político que conta com a ignorância e desinformação da população, hoje pela manhã, o Sr. Lula ao ser perguntado sobre o efeito do Mensalão nas eleições disse que o povo está mais preocupado com a derrota do Palmeiras e a vitória do Haddad do que com Mensalão. Ainda não percebeu que o povo está acordando.

A Ministra Carmem Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral declarou à pouco que o leitor de agora é participante, e que "melhorou muito a cidadania no Brasil".

Até o meio dia, o Brasil esteve absolutamente em paz no dia de eleição. A Ministra declarou que o cidadão tem segurança total para exercer seu direito de voto e que as ocorrências estão dentro da normalidade. Nada de irregular. Diversas prisões por boca de urna e troca de urnas pouco relevante perante ao total utilizado.

Mesmo nos municípios em que as forças armadas foram acionadas para garantir tranquilidade não foi necessária sua atuação. "As eleiçoes estão correndo em clima de tranquilidade absoluta. As providências de segurança e serviços está normal." segundo a Ministra. Isso é uma característica altamente positiva para o pais.

Nosso país é muito jovem no regime democrático, temos alta desigualdade de renda e não temos todas as pessoas recebendo seus direitos básicos: moradia, educação, saúde, acesso a cultura, etc. - motivo dos políticos todos fazerem promessas miraculosas em época de campanha. Mas temos eleições livres, e através do nosso voto buscamos garantir a autonomia dos poderes de Estado e a liberdade de pensamento, expressão e associação.

Votar é o poder que temos de limpar o Brasil da política suja que era característica dos políticos até agora. Votamos com Ficha Limpa, o que é um passo para começar a limpeza.

Temos na mídia eletrônica e impressa possibilidade de avaliar doações de campanha, desempenho dos candidatos em seus cargos públicos anteriores (a maior parte dos vereadores são candidatos á reeleição), conhecer o perfil dos candidatos, e acompanhar a rotina das instituições. A informação está disponível e cada vez mais pessoas tem condições de interpretá-las - para tristeza dos políticos com mentalidade retrógrada.

O IBGE divulgou que 28% dos atuais prefeitos brasileiros não cursaram o segundo grau. Para prefeito e para vereadores apenas 20% dos candidatos declararam ao TSE ter instrução superior. Fora os que afirmaram somente saber ler e escrever ou não completaram o ensino fundamental.

O nível educacional dos candidatos é um alerta quanto a urgente necessidade de acesso a educação no pais. Se o mandatário não possui condições de análise e de crítica presume-se que não poderá tomar corretamente as decisões necessárias ao cargo.

Como administradora e professora entendo que o nível de instrução dos candidatos a cargos públicos tenha relação direta com a eficácia de sua gestão. Se falta conhecimento dos assuntos que dizem respeito à administração, como poderão os decisores garantir a qualidade da gestão pública e o melhor uso dos recursos disponíveis?

Do outro lado, se falta também conhecimento aos eleitores como garantir que participarão do processo eleitoral de forma autônoma e livre?

Teve grandes empresas financiando grandes partidos, candidato que hoje distribuiu bala com dinheiro e o numero do candidato, teve mesário que saiu da sala para fumar maconha, teve eleitor que não se informou sobre o melhor candidato, o mensalão talvez tenha pouco impacto nas eleições, teve gente comprando e vendendo voto, mas teve como compensação alto número de denúncias na mídia e particulares.

Como a Ministra Presidente do TSE, sinto-me satisfeita por estar o brasileiro mais participativo. Os eleitores hoje estão denunciando (filmando pelo celular para comprovar) candidatos e cabos eleitorais que estão fazendo boca de urna, mantendo faixas e distribuindo "santinhos", comprando votos e desrespeitando de alguma forma a lei eleitoral em todo o Brasil. Compartilho essas notícias de forma bastante otimista.

Estou otimista também com o alto número de jovens votando. A Ministra da Educação do RJ, Cláudia Costin, comemorou o primeiro voto de seu filho, "bastante engajado na construção de uma sociedade mais justa". Lembrei-me do meu primeiro voto. Quase chorei de emoção! Sou patriota, assumo!

Sonho com o dia em que os jovens voltarão a se interessar pelos assuntos políticos. Percebo esse movimento acontecendo na universidade, mas é necessário ter mais jovens na universidade, e é urgente aumentar o acesso dos jovens à educação média e a melhoria da qualidade da educação básica e fundamental.

 Alguns dos meus jovens alunos já estão aprendendo a participar do processo político e entender a história recente do Brasil, essencial para entender a importância do seu papel e para gerar um compromisso de melhorar a sociedade. Imagine quando esse conhecimento estiver disponível a todos os cidadãos?

 À medida em que vamos amadurecendo como cidadãos amadurecem  também as instituições democráticas e o país como um todo.

Polianisticamente acredito que podemos melhorar a política no Brasil. Acredito no poder do voto. Acredito no poder do meu voto. Acredito no poder do seu voto. Não deixe de comparecer às eleições e depois acompanhe o desempenho de seu candidato para melhorar seu voto ainda mais nas próximas eleições.

A Ministra Costin retwitou "Votar em branco ou nulo é ignorar a luta pela democracia. É menosprezar um período de sangue e lágrimas do país." Faço coro!

Portanto exerça deu direito. Vote!

Em tempo:
- Voto útil em SP: candidatos empatados tecnicamente impediram candidatos de partidos menores de receber votos. O eleitor nessas situações preferem votar contra alguns candidatos ao inves de votar a favor de seu candidato preferido e o "abandonam", caso da Soninha e do Giannazi.
- Na internet alguns candidatos hoje mantiveram seus sites e blogs. A regra não está clara? No dia da eleição não deve haver propaganda.
- E a responsabilidade ambiental dos partidos? As ruas da cidade estão emporcalhadas pela quantidade de propaganda impressa espalhadas nas vias públicas. Se chover vai entupir os boeiros.