Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

terça-feira, 30 de abril de 2013

104º Fórum do Comitê da Cultura de Paz - Neurociência e Educação – Convite

Amigos felizes do Blog Feliz da Vida! Agradeço a todas as mensagens  pela passagem do meu aniversário. Pronta para mais um!

A primeira vez que fui ao Conselho Regional de Administração, assisti a uma palestra sobre Neurociência. Eu já estudava inteligência emocional e gostava de perceber a relação do pensamento com as atitudes e consequentemente com seus resultados.

Conforme divulgação do Palas Athena, “A neurociência é um campo de conhecimento que está abrindo muitas possibilidades na seara educacional. As novas descobertas sobre o funcionamento do cérebro são muito relevantes para desenvolvermos estratégias de aprendizagem. Entender como o cérebro processa é relevante não apenas para compreendermos, mas para otimizarmos o desenvolvimento emocional, cognitivo e comportamental. O cérebro aprende desde sempre, o que nos coloca a importância de o estimularmos para melhor competência e bem estar."

Dado ao tema e à própria cultura de paz, que incentivo neste blog, reproduzo convite enviado por email pela entusiasmada Lia Diskin do Instituto Palas Athena em nome do Comitê da Cultura de Paz, sobre o próximo fórum:

 “Caros parceiros na Cultura de Paz,
Nas últimas décadas produzimos rios de conhecimentos que se organizam e configuram novos olhares e valores sobre o mundo e o humano. As neurociências abriram as fronteiras de um espaço privilegiado dessa realidade – o nosso cérebro. A Dra. Adriana Fóz, educadora e pesquisadora científica, especialista em neuropsicologia, integra conhecimentos que potencializam habilidades e talentos chamando a atenção para novas abordagens na geração de competências cognitivas e afetivas disponíveis no curso da vida inteira.  

Terça-feira, 7 de maio, às 19 horas, o Grande Auditório do MASP será o palco para o 104º Fórum do Comitê da Cultura de Paz, que tem a imensa satisfação de abordar o tema Neurociência e Educação.

Disponibilize o programa nas suas redes e partilhe este promissor encontro com seus amigos e familiares.  Em renovado entusiasmo, saudações, as mais cálidas.”

Completando a divulgação: "Adriana Fóz é Educadora (USP), pós-graduada em Psicologia da Educação (USP), especialista em Psicopedagogia (Instituto Sedes Sapientiae) e Neuropsicológica (CDN-Unifesp). Coordenadora do Projeto Cuca Legal – Programa de Prevenção em Saúde Mental nas Escolas (Psiquiatria/Unifesp). É pesquisadora CNPq em Neurociências na Educação Escolar. Ministra cursos e palestras por todo o Brasil. Atende, em consultório, pacientes adolescentes e adultos. Atende ainda em reabilitação e avaliação neuropsicológica. Consultora em Corporações e Escolas, e autora de livros. Mais recentemente, lançou o livro A Cura do Cérebro."

Amigos leitores, nos encontraremos lá.

Ainda sobre o tema, vale assistir ao programa “O cérebro é capaz de controlar a si mesmo”, exibido em 25/03/2013 no Roda Viva da TV Cultura. Nele, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel fala sobre o exercício do cérebro e sua capacidade.
Suzana formou-se em Biologia Modalidade Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e seguiu especialização em neurociências: mestrado na universidade americana Case Western Reserve, doutorado na Pierre et Marie Curie e pós-doutorado no Instituto Max Planck, na Alemanha. A neurocientista vem divulgando suas pesquisas desde quando voltou ao Brasil, em 1999, por meio de sites, livros, artigos, veículos impressos e até mesmo na televisão.
Disponível no link
Roda Viva - Neurociência

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A estatura do homem, Zeus e as artes – Reflexões pós sarau

Conversando sobre erudição, uma especial amiga, a quem considero minha segunda mãe, lembrou-nos das palavras de Paulo sobre a vivificação, “que advém do espírito, não da letra, que é morta”.

Conversávamos com Adriano Colangelo e sua esposa Agnes, após um sarau vivificante oferecido por uma amiga em sua casa. Todos muito felizes, amigos de longa data, iluminando o sábado chuvoso com suas luzes particulares. Agradável ambiente.

Adriano, artista plástico e professor de história da arte, além de músico, foi o convidado do sarau, nos brindando com seus conhecimentos de arte e cultura, resultados de uma vida de profundos estudos.

Pesquisador da obra de Leonardo da Vinci nos mostrou as obras Gioconda (Mona Lisa de 1506), Virgem das Rochas (1486), Homem Vitruviano (1492), a Virgem e o menino (1508), São João Batista (1516) e Cabeça de mulher, apontando detalhes das obras: a ligação dos personagens com a natureza e com o divino, os dedos apontando para o céu, sobretudo a presença da luz, e reforçando o papel feminino na vida dos grandes mestres.

 image
Gioconda

Homem viajado, de fala macia, nos agraciou ainda mais, tocando algumas peças do século XVI, na flauta transversal, outro dos seus objetos de estudo, demostrando que não há limite para o aprendizado.

Como autodidata, reconhece que o estudo leva ao conhecimento, que leva à sabedoria e esta deve se vincular a prestação de serviço aos demais seres humanos e à natureza. Incitou-nos a “dar aos outros o fruto do seu conhecimento”. Como professora não pude deixar de ater-me à constatação do iluminado, que falou ainda da humildade que deve caracterizar um sábio.

Assim, lembrei-me do professor Jean Lauande, de quem recebo aulas de filosofia semanalmente.
Uma vez descreveu-nos do poeta grego Píndaro, seu poema “Hino a Zeus”.

Intervindo no caos, Zeus coloca ordem na confusão criando o kosmos, totalmente harmonioso. Quando a criação estava perfeita, Zeus oferece um banquete para mostrar a terra, a natureza, os rios, enfim, sua obra perfeita aos outros deuses. Porém, um dos presentes descobre um defeito na criação: justamente o homem, saiu mal feito, ele é um ser que esquece!

Assim, faltam criaturas que reconheçam a grandeza divina no mundo criado. O homem esquece-se da criação valorizando a si mesmo, e deixa de reconhecer e louvar ao criador pela perfeição da obra.

Para minimizar o problema desse esquecimento humano, Zeus gerou as filhas artes, dando essas musas ao homem como companheiras, para ajudá-lo a lembrar-se. Através da poesia e da filosofia o homem se lembra e se extasia com a criação.

Com Lauande, presenciei numa aula, uma situação especial, e nela, a maior demonstração de humildade nesses meus "anos de estrada", conheci a estatura do homem e do sábio, numa junção de homem sábio.

Com Adriano, numa tarde de sábado chuvoso, durante o “Saral do Colangelo”, vivenciei Píndaro. Por meio da arte ricamente detalhada, recordei-me da criação, da perfeição da natureza , e louvei ao criador.

Adriano vivenciou de perto a Segunda Guerra Mundial, mas nunca contou nem aos filhos as atrocidades que presenciou, por não considerar digno propagar a forma infeliz com que um homem pode ser capaz de violentar o outro homem. Um propagador da paz, figura adequada para ser reverenciada neste blog.

Adriano comentando sobre a arte, a música e o individualismo humano, afirmou que estamos em um momento de grande crise, um período na humanidade jamais vivido, ou caímos na escuridão, ou elevamo-nos à luz e nos recriamos.

Faço uma ponte do comentário com entrevista publicada na folha de SP de 07/04, sob o título: “Século 21, um paraíso de paz”. Nela, falando sobre seu livro novo, Steven Pinker afirma que nunca houve menos violência como agora, e que através da empatia vamos construir um século de paz.
Este blog, como propagador da paz, lembra que cada um deve fazer sua parte para que isso se torne uma crescente e se reflita no mundo.

Homem Vitruviano


Agradecimento à Heloisa que quando adolescente frequentava saraus na casa de Adriano. Heloisa foi morar nos Estados Unidos e não o viu mais. Encontrou seu paradeiro recentemente pela internet, pelas graças da tecnologia, convidando-o então a realizar um sarau no Brasil, para recordar os "velhos tempos" e se reencontrarem.

Pelas graças da amizade, fui convidada para o evento, na casa da Alessandra, um anjo que eu tenho a dádiva de conhecer. Comemoramos ao final seu aniversário e de outros presentes, inclusive o meu, com boa comida e muito afeto de todos.

 Arte, música, boa comida, amigos felizes. Gratidão, e chuva... na medida certa para se fazer a poesia.

Dicas de leitura: Site do Adriano http://www.adrianocolangelo.com.br/2011/o-artista

“O homem é um ser que esquece”. Aula do Professor Doutor Jean http://www.jeanlauand.com/at11.html

Entrevista com o psicólogo evolucionista Steven Pinker na Folha de SP  Acervo Folha_Século de paz 

sábado, 13 de abril de 2013

Susana Schnarndorf exemplo de superação

 Os amigos do Blog Feliz da Vida! sabem que esse espaço ressalta as qualidades do homem, e prestigia pessoas inspiradoras e vencedoras. Assim, escrevo hoje sobre uma pessoa que é modelo de força e determinação.

O dia 11 de abril foi o Dia Mundial contra o Mal de Parkinson. Várias ações foram feitas em diversos estados do Brasil para conscientizar sobre a doença.

Conversei recentemente com a paratleta Susana Schnarndorf, que faz parte do Comitê Paralímpico Brasileiro, e nadou pelo Brasil nas Paraolimpíadas de Londres.

Susana tem sido um exemplo de vitória. É gaucha, viveu no RJ e agora virá para SP, de “mala e cuia”, literalmente, para treinar.

image

Começou a nadar em Porto Alegre, depois fez triathlon. Ganhou nada mais que cinco títulos brasileiros, participou 3 vezes do Iron Man, inclusive representou o Brasil nos Jogos Panamericanos de 1995, em Mar del Plata (Argentina).

 Em 2005 começou a apresentar sintomas do mal de parkinson e teve seu lado esquerdo do corpo afetado tendo que se afastar das competições. Tinha na época 3 filhos pequenos. Hoje adolescentes e também praticantes de triathlon.  Suficiente para desanimar qualquer um? Não a Susana. Em 2010, começou na natação paralímpica e agora é considerada uma das melhores.  Seu pensamento: “mudei meu foco, não penso mais na doença, penso no esporte, nos filhos e nos sonhos, nunca desisto deles”

No dia 10 Susana publicou um texto à sua altura no seu facebook. Fiquei emocionada. Ela me autorizou a publicá-lo neste espaço, ei-lo:  “Amanhã , dia 11 de abril , é o dia mundial da doença de Parkinson.
Gostaria de deixar aqui minha mensagem de apoio para todas as pessoas que convivem com essa doença , assim como eu.
As vezes temos dias muito ruins...parece impossível dar ...o primeiro passo pela manhã ,e até uma tarefa simples , como escovar os dentes ,nos faz usar todas nossas forças!! Mas nesses 8 anos lutando contra ela,tenho certeza que sou uma pessoa abençoada...Muitas coisas não posso mais fazer,mas dou muito valor a todas que faço!!Vivendo um dia de cada vez,um treino de cada vez...uma braçada de cada vez!! Com muita fé, muito amor pelos meus filhos,que fazem tudo isso valer a pena, e muita paixão pelo meu esporte .
Quero agradecer tb a todas pessoas que são muito especiais na minha vida...sem elas seria impossível....
E continuo em busca do meu sonho!!!Rio 2016!!
Road to my dream!!!!
"Se vc não puder voar corra,
Se não puder correr ande,
Se não puder andar caminhe,
Mas continue em frente de qualquer jeito"

Não é mesmo uma inspiração?  Lembro-me de passagem bíblica: "Pos nEle vivemos, nos movemos e existimos".

Tem uma gravação muito linda dela no site do Perfil Paraolimpico, falando de sua trajetória. Entrevista com Susana






quinta-feira, 11 de abril de 2013

Feliciano não me representa!

Amigos do Blog Feliz da Vida! Feliz por poder manifestar minha opinião neste espaço público.
Desde a eleição do Feliciano, tenho acompanhado as notícias. De tudo o que vi, me chamou a atenção as fotos publicadas no site Terra, da campanha “Feliciano não me representa” feita pelo Facebook.

image

As fotos são de diversos tipos, com pessoas reais, com personagens fictícios, com animais, com montagens.
Algumas engraçadas outras mais fortes: tem tomate assumindo ser frutinha, gato preto, bolo de chocolate com confeitos coloridos (negro e gay), cardecista, evangélicos, católicos, tem o Ogro, o Mário, cão pastor, heteros, homossexuais, artistas, parentes de gays, hamster, gato com cachorro, pessoas na Irlanda e em Madri, todos com cartaz alusivo à campanha “Feliciano não me representa”

image

A campanha foi criada para rebater as mensagens racistas e homofóbicas do parlamentar.
Lembrando que houve a morte de mais uma pessoa, talvez por razões homofóbicas, o ator e produtor Marcelo José da Silva, de 39 anos, encontrado com lesões na cabeça e sinais de afogamento na praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, Recife, onde prestava serviço para a Prefeitura.

image

Confira as imagens no site do Terra no link abaixo

Campanha contra Feliciano

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Fórum - Cultura de Paz – O Sonho de Martin Luther King

Amigos pacíficos do Blog Feliz da Vida! Mais uma dica de evento imperdível na cidade de São Paulo:  o 103º Fórum do Comitê da Cultura de Paz, que propiciará uma reflexão sobre o sonho de Martin Luther King, convocando para “ninguém ser julgado pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter”.

ScreenHunter_02 Apr. 05 12.14

Segundo convite enviado aos parceiros:

“Poucos são os discursos que guardam o poder de nos comover após décadas de terem sido proferidos. Entre eles, ainda ecoa o que Martin Luther King ofereceu a centenas de milhares de pessoas reunidas em Washington, frente à estátua de Lincoln, ávidas de encerrar uma longa e dramática história de discriminação racial e vergonhosa impostura – cujos fantasmas ainda estão presentes, mesmo no Brasil.

Terça-feira, 9 de abril, às 19 horas, no Grande Auditório do MASP, com entrada franca. Av. Paulista, 1578 - São Paulo/SP - Estação Trianon-Masp do metrô. Não é necessário fazer inscrição antecipada.

Programação:

  • Saudação do Sr. Dennis Hankins, Cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo

  • Vídeo sobre a vida de Martin Luther King (legendas em português)

  • A batalha de Martin Luther King não começou com a eleição de Lincoln... nem terminou com a de Obama

Palestra com a Sra. Usha Pitts, Cônsul dos Estados Unidos no Recife  sobre as condições históricas que distinguem as relações raciais nos Estados Unidos daquelas vividas no Brasil; especificamente, o que faz de uma pessoa um negro? Os limites da convivência entre brancos e negros durante a vigência das leis Jim Crow. O contexto de Martin Luther King e o que o transformou em um líder único. O que se pensava sobre Martin Luther King e seu movimento. O impacto deste sobre os direitos civis nas modernas relações raciais na América e como diferem completamente das do Brasil. A estranheza que os negros norteamericanos sentem quando vêm ao Brasil e deixam de ser negros. A eleição de Obama e as conclusões a que se pode chegar sobre a igualdade racial nos Estados Unidos.

Apresentação da peça O Dia de Martin Luther King Jr. e das canções: He’s able e God is my Everything pelo coral do International Yes Lord Church


Este fórum acontece no escopo da Semana Martin Luther King, que a Associação Palas Athena promove anualmente no mês de abril, faz dez anos. Apresentações artísticas, palestras e vídeo-diálogos estão programados, sempre com entrada franca, em diversas unidades dos CEUs.”

Confira no site www.palasathena.org.br

Nos encontraremos lá.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Transformar 2013 ao vivo – 04 de abril

Amigos do Blog Feliz da Vida! Estive bastante infeliz nos últimos dias, desde o dia 17/03 tive problemas com a internet. Difícil tratar com a Vivo, eles são muito confusos no atendimento ao cliente. Pena que estamos na mão de empresas tão ineficazes!

Perdemos eventos durante esta fase, mas volto com dica espetacular, o evento que está sendo transmitido ao vivo pela internet, o Transformar 2013.

Segundo o site do evento “A educação transforma o mundo. E a inovação transforma a educação. Experiências inovadoras concretas, que já estão transformando a aprendizagem no Brasil e no mundo, compartilham suas metodologias e resultados no Transformar 2013. O evento é promovido pela Fundação Lemann e pelo Inspirare/Porvir com o propósito de oferecer novas referências e apoiar a sociedade brasileira a continuar avançando no esforço de trazer a educação no país para o século XXI.”

Não vou me estender agora, pois estou assistindo ao evento. Nesta tarde ainda será possível você participar dos seguintes tópicos: Oportunidades de negócios em educaçao de público de baixa renda, casos de 8 empreendedores que falarão sobre seus negócios em educação, com a presença de uma banca que fará comentários e dará dicas aos empreendedores, ao final, propostas da platéia para ações de empreendedorismo em educação.

Abaixo imagem da transmissão ao vivo.

ScreenHunter_01 Apr. 04 14.18ScreenHunter_02 Apr. 04 14.19

Se puder ouvir ou assistir acesso no link http://transformareducacao.org.br/