Amigos leitores do Blog Feliz da Vida!
Para ser mais feliz precisamos ter controle dos nossos comportamentos.
De acordo com Emersom “O pensamento é predecessor do ato”
O que pensamos a nosso respeito e dos outros geram sentimentos de raiva, frustração, preconceito, ou de estima, respeito, consideração. Os sentimentos por sua vez resulta na forma como agimos para conosco e com os demais, coercitivamente ou de forma amorosa.
Pensamento – Sentimento – Comportamento
Já postei outras vezes sobre os tipos de inteligência que podemos usar nas nossas vidas:
http://malves.blog.terra.com.br/2009/01/
http://malves.blog.terra.com.br/2009/02/
http://malves.blog.terra.com.br/2009/03/
Hoje saiu um artigo no site dos Administradores sobre o tema. Segundo o articulista:
“O termo inteligência emocional ganhou importância a partir dos estudos de Daniel Goleman.
Segundo psicólogos consultados por Goleman, nossas emoções nos guiam quando enfrentamos provações e tarefas demasiado importantes para serem deixadas apenas no intelecto – o perigo, a dor de uma perda, a persistência numa meta, apesar das frustrações, a ligação com um companheiro e a formação de uma família.
…todas as emoções são, em essência, impulsos para agir, planos instantâneos e quase automáticos para lidar com a vida que a nossa própria história pessoal nos infundiu. A tendência do ser humano para a reação imediata e muitas vezes impensada desencadeia uma série de emoções negativas capaz de destruir vidas e carreiras.
Segundo Goleman, num certo sentido, temos dois cérebros, duas mentes por assim dizer – e dois tipos diferentes de inteligência: racional e emocional. Nosso desempenho na vida é determinado pelas duas – não é apenas o QI, mas a inteligência emocional conta muito.
O intelecto não pode dar o melhor de si sem a inteligência emocional. Quando interagem bem, ambos expandem. A inteligência racional pensa, a emocional sente. Uma não vive sem a outra, portanto, qualquer visão da natureza humana que ignora o poder das emoções não faz sentido algum.”
…Para expandir a sua e alcançar sucesso, você deve esforçar-se para entender os cinco componentes da inteligência emocional:
Autoconsciência, Autodisciplina, Motivação, Empatia e Habilidade Social.
Saiba o que siginifica cada uma delas e seu papel na nossa emoção, acessando o link do artigo:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-papel-da-inteligencia-emocional/63695/
Nenhum comentário:
Postar um comentário