Amigos leitores,
Dia 09 de setembro. Comemoramos o aniversário da profissão.
Segundo site administradores.com hoje é "uma data marcante, um convite à reflexão, ao balanço, à revisão, ao debate de rumos e de perspectivas. Nada se constrói, inclusive uma profissão, sem uma atitude séria e profunda de repensar constantemente a sua natureza, a sua fisionomia, o seu papel, a sua contribuição ao País."
O artigo faz uma revisão histórica da profissão nascida na época da Revolução de 30, que exigia especialistas de administração em organizações públicas. Depois, na década de 50, com industrialização acelerada e entrada de capital estrangeiro, a exigência foi de administradores para as indústrias. Cita as crises, que exigem novas competências administrativas.
O artigo encerra conclamando os administradores a criarem um modelo brasileiro de administrar.
"A crise atual, obrigando a nação e a nossa profissão a repensarem seus caminhos é o momento de ouro para os administradores: é a hora de produzirmos o nosso Ford, Taylor, Owen, Fourier, Stakhanov, Fayol e as nossas teorias brasileiras de gestão, teorias b, de Brasil. É a hora de elaborar um modelo de administração brasileiro, macunaímico, verde-amarelo, zedasilvesco, que responda aos nossos problemas e encontre as nossas saídas. É a hora de reconhecer e sistematizar a cultura organizacional própria do Brasil. É a hora de encontrar os caminhos específicos que podem tornar o futuro presente. Este é o desafio que se coloca para os administradores no dia de hoje."
Parabéns aos administradores formados e em formação.
Leia o artigo completo em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/47-anos-do-administrador/65811/
Nenhum comentário:
Postar um comentário