Seja Feliz!
Leia os posts anteriores publicados em http://malves.blog.terra.com.br/ .
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Em 2013, conteste!
Continuando na trilha da vida humana...
Indico a leitura de um artigo publicado no Diário do Comércio, em 16 de Janeiro.
Agradeço ao autor por autorizar (via email) sua publicação no Blog Feliz da Vida!
O economista Samir Keedi, publicou recentemente um artigo intitulado “E será que o Brasil vai mesmo mudar?" que nos induz a pensar no futuro do nosso pais.
Ele exemplifica o divórcio entre os atos dos políticos e as necessidades da sociedade.
Alerta sobre nossa carga tributária que sobe indefinidamente: 13% em 1948; 22% em 1989; 36% hoje, nominalmente, pois a carga real é de cerca de 50/55%.
Juros escorchantes, incapacidade do brasileiro em saber votar, juízes sem independência dos seus nomeadores, país sem chance de crescer acima dos míseros 2,5%, problemas citados no artigo, não evidencia cenário de pessimismo, segundo o autor, mas de realismo.
O articulista, que é professor universitário, lembra ainda a baixa qualidade da educação e que muitos universitários nem sabem ler direito, ressaltando que educação e saúde são imprescindíveis para o desenvolvimento do pais.
Concordando com o autor, espero que essas situações sejam resolvidas e faço minha parte nas mudanças como professora e cidadã alerta.
Samir conclui afirmando que a oração é um direito de todos. Conclamo assim os leitores a lutar pelas mudanças em suas ações diárias e sugiro que oremos sim, constantemente, pela nossa livre nação, para que nosso governantes e o povo sejamos mais atentos e mais responsáveis em nossos papéis como brasileiros.
Segundo o texto: “Nosso povo não é movido a contestações, defesa de direitos, busca de soluções claras. A não ser uns poucos abnegados.”
Como abnegada lhe peço, conteste! Como abnegada lhe peço, aja! Como abnegada lhe peço, ore!
Leia na íntegra o artigo no link http://www.dcomercio.com.br/index.php/opiniao/sub-menu-opiniao/103237-e-sera-que-o-brasil-vai-mesmo-mudar
Se quiser tecer comentários, sinta-se à vontade e clique na imagem do envelope. Grata!
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Em 2013, seja solidário!
Alguns momentos são de tristeza.
Em estado de luto pelo ocorrido em Santa Maria, onde o Brasil perdeu universitários e os pais a seus filhos, reconheço a onipresença do Amor na vida de todos.
"Ainda que eu ande no vale da sombra da morte, ainda lá o Amor estará comigo".
"O Deus de amor e de paz estará convosco."
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Em 2013, divirta-se!
Domenico de Massi, alertando o homem sobre os vícios do trabalho e a necessidade de atividade mental criativa, escreve sobre o ócio, convencionando seus estudos ao termo “ócio criativo”. Ele escreve uma máxima zen e em seu livro “O elogio ao ócio”:
“Quem é mestre na arte de viver distingue pouco entre o trabalho e o tempo livre, entre a própria mente e o próprio corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Com dificuldade sabe o que é uma coisa e outra. Busca simplesmente uma visão de excelência em tudo que faz, deixando que os outros decidam se está trabalhando ou brincando. Ele pensa sempre em fazer ambas as coisas ao mesmo tempo”.
Não se contrapõe ao trabalho, mas reinvidica outros direitos ao homem. Leitor, exerça em 2013 seu direito ao trabalho, e exerça seu direito à preguiça, ao ócio, ao tempo livre, ao descanço e ao lazer.
Em 2013, respire natureza. Divirta-se!
Imagens de Maisa Alves em diversas regiões de SC–BR-Jan2013.
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Em 2013, reaja ao preconceito!
Amigos do Blog Feliz da Vida, divulgo abaixo mais um caso que pode ser de racismo. Merece atenção. Com detalhe para frase abaixo de um dos comentários lidos.
“Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar… Já não restava ninguém para protestar”.
Martin Niemoller
O estudante de Ciências Sociais da UFPE, Raimundo Matias Dantas Neto, saiu de casa na quarta-feira (02/01) para comprar um notebook e desapareceu. Seu corpo foi encontrado na sexta-feira (04/01). A Declaração de Óbito foi assinada pela médica legista Ana Dolores do Nascimento que identificou “asfixia por afogamento”.
Para cobrar providências e esclarecimentos acerca da morte do estudante familiares e amigos da vítima recorreram à Secretaria de Defesa Social, que designou a delegada Gleide Ângelo, do DHPP, para investigar o caso. Na SDS, os familiares se queixaram do atendimento recebido no órgão. "Eles não nos deixaram ver o corpo. Depois de muita insistência conseguimos fotos e vimos que ele tinha ferimentos e estava sem parte dos dreads", disse o irmão de Samambaia, José Matias. O secretário Wilson Damázio determinou que a Corregedoria apurasse a denúncia. Dida Maia pelo Blog Acerto de Contas:
“O Departamento de Ciências Sociais e o Curso de Ciências Sociais da UFPE, apoiados por vários Programas de Pós-Graduação e Cursos que compõem o Centro de Filosofia e Ciências Humanas desta Universidade, tentaram publicar nos principais Jornais do Estado de Pernambuco a nota abaixo. Um destes jornais chegou a cobrar de nossa Chefe de Departamento a soma de R$ 6.000,00 pela oportunidade de publicar o pequeno texto em sua íntegra… Pedimos, encarecidamente, aos leitores deste blog que divulguem a nota em suas redes, já que se trata de um fato e uma questão que nos dizem respeito como cidadãos. Nota. O Departamento de Sociologia e a Coordenação do Curso de Ciências Sociais da UFPE, diante da trágica morte do estudante do Curso de Ciências Sociais Raimundo Matias Dantas Neto, encontrado morto na madrugada do último dia 04, em circunstâncias ainda não esclarecidas e que dão margem à suspeita de que não teria sido uma morte acidental por afogamento, vêm de público reivindicar das autoridades responsáveis pela investigação em curso uma apuração rigorosa das condições que provocaram seu trágico desaparecimento. Esta nota vem juntar-se às manifestações do corpo discente no sentido de um esclarecimento cabal dessas condições, de modo que à dor de sua perda tão sentida por seus colegas e familiares, a quem prestamos solidariedade, não venha somar-se o sofrimento, para o qual não há luto, de qualquer dúvida sobre as circunstâncias de sua morte.
Recife, 07 de janeiro de 2013.
Maria da Conceição Lafayette de Almeida – Chefe do Departamento de Sociologia
Eliane Maria Monteiro da Fonte – Coordenadora do Curso de Ciências Sociais
Também Subscrevem essa nota:
José Luiz Ratton – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Lady Selma Albernaz – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Patrícia Pinheiro de Melo – Chefe do Departamento de História
Maria do Socorro Abreu de Andrade Lima – Coordenadora do Curso de História
Gabriela Tarouco – Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Daniel Rodrigues – Diretor do Centro de Educação
Ana Cristina Fernandes – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Cláudio Ubiratan Gonçalves – Chefe do Departamento de Geografia
Fernanda Torres – Coordenadora da Graduação em Geografia.”
O reitorda UFPE encaminhará ofício ao MEC e à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, e irá incentivar debates com a temática da violência social e do racismo. FONTES: http://acertodecontas.blog.br/atualidades/professores-divulgam-nota-exigindo-investigacao-sobre-a-morte-de-samambaia/
http://www.destakjornal.com.br/noticias/recife/dhpp-comeca-a-investigar-morte-de-estudante-da-ufpe-174553/
http://acertodecontas.blog.br/atualidades/falta-uma-explicacao-razoavel-sobre-a-morte-de-samambaia-estudante-de-ciencias-sociais-da-ufpe/
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Em 2013, proteste!
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
Ano Novo – Esperança velha.
Aos amigos e leitores do Blog Feliz da Vida! desejo um ano de saude, humildade e renda garantida.
Como sugestão, algumas idéias da Cultura da Não-violência e da paz:
1. Hoje refletirei sobre o que a paz significa para mim.
2. Hoje procurarei oportunidades para ser um pacificador.
7. Hoje reconhecerei o direito fundamental de todo ser humano à justiça, equidade e igualdade.
8. Hoje apreciarei a riqueza da terra e o trabalho de todos aqueles que trabalharam para que meu alimento chegasse até o meu prato (o agricultor, caminhoneiro, carregador, feirante, cozinheiro, garçom etc.)
9. Hoje procurarei compreender e respeitar uma cultura diferente da minha.
10. Hoje me oporei às injustiças, não às pessoas.
11. Hoje deixarei de lado estereótipos e preconceitos.
22. Hoje desligarei a televisão, o rádio ou a internet sempre que transmitirem algo que retrate, ou faça parecer glamurosa, a violência.
51. Hoje não usarei linguagem violenta.
52. Hoje farei as coisas parando para pensar.
53. Hoje não farei de ninguém um refém do passado, vendo a todos como vejo a mim mesmo: como um projeto em construção.
60. Hoje cuidarei dos outros em pensamento, palavras e ações.
Leia as outras idéias no artigo:
64 maneiras de construir a paz no dia a dia no site da Associação Palas Athena