Seja Feliz!
Leia os posts anteriores publicados em http://malves.blog.terra.com.br/ .
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Direitos das pessoas com surdez e deficiência auditiva
Leia o convite transcrito ao lado sobre os direitos das pessoas com deficiência auditiva.
Convite da Audiência Pública sobre os direitos das pessoas com surdez e deficiência auditiva
No dia 10/6 (segunda-feira), a deputada Federal Mara Gabrilli convida a todos os interessados a participar de audiência pública para ouvir as diversas demandas da comunidade surda.
A ideia do encontro é elaborar um relatório que sirva de base para possíveis políticas públicas para o segmento. Para isso, serão convidados a ouvir a comunidade surda representantes das esferas federal, estadual e municipal.
A dinâmica da audiência será dividida em cinco eixos, onde os participantes poderão apresentar, brevemente, sugestões para os seguintes temas: medidas de apoio e tecnologias; intervenções em saúde; educação; assistência e inclusão social; outros temas.
Solicitamos que confirme sua presença pelo email contato@maragabrilli.com.br. Os interessados em participar também já podem encaminhar suas sugestões, especificando o(s) tema(s) para o mesmo e-mail .
Programação
14h às 14h30 - Abertura da Mesa com deputada Mara Gabrilli
14h30 às 14h40 - Apresentação dos temas e dinâmica
14h45 às 16h30 - Início da dinâmica
16h40 - Encerramento
Onde e Quando
Data: 10/06 - Horário: 14h às 17h
Local: Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí, 100, 1º subsolo, Sala Sérgio Vieira de Melo
Mais informações: www.maragabrilli.com.br ou 3222-2201
Descrição das imagens do convite: Símbolo internacional de acesso para pessoa com deficiência auditiva no canto superior, junto ao título do convite. E foto da deputada federal Mara Gabrilli no canto inferior do convite. Leia post anterior sobre a TV Brasileira para surdos. http://profmaisaalves.blogspot.com.br/2013/05/tv-ines-no-ar-primeira-tv-para-surdos.html
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Telelibras - Noticiários e reportagens para surdos e portadores de deficiência auditiva
O Telelibras apresenta reportagens realizadas por pessoas com deficiência e é transmitido no site "Vez da Voz". As reportagens tem em média sete minutos de duração e são atualizadas as terças e quintas feiras, abordando cultura, esporte, variedades, ciências, etc.
O objetivo é contribuir com a construção de uma mídia inclusiva e democrática.
Público alvo: os quase 6 milhões de surdos ou pessoas com deficiência auditiva no Brasil, e para todos os brasileiros que desejam aprender LIBRAS.
Ler um jornal ou revista para quem se comunica apenas por meio da LIBRAS é difícil, assim o Telelibras veio oferecer notícias e informaçãoes independente das diferenças.
O programa é apresentado também com legendas para as pessoas que não compreendem a Lingua de sinais.
Ainda segundo o site a acessibilidade na comunicação é fator importante para o exercício pleno da cidadania.
Leia no site a história de Claudia Cotes que definiu como missão incluir pessoas com deficiência no mundo das comunicações, por ter um irmão nascido com síndrome de down, e ter conhecido de perto a realidade dos portadores de deficiências.
É possível também conhecer as estatísticas sobre as diversas deficiências, conceitos, dicas de convivência, cidadania, empregos, materiais inclusivos, legislação, etc.
Acessem e divulguem em suas redes.
http://www.vezdavoz.com.br/site/telelibras.php
terça-feira, 28 de maio de 2013
Palestra–Alessandra Colombini– O valor prático da Bíblia–09/06
Amigos do Blog Feliz da Vida!
Abaixo convite para palestra a ser realizada pela minha amiga Alessandra em São Paulo.
Nos vemos lá.
segunda-feira, 27 de maio de 2013
TV INES, no ar a primeira TV para surdos do País
Amigos do Blog Feliz da Vida!
Algumas notícias nos animam. Como a publicada no site do Jornal Estadão de 26/05, informando que aquela tela no canto inferior direito da TV, que aparece minimizada em alguns programas, para os deficientes auditivos, terá a proporção invertida com predomínio para a imagem de quem fala na linguagem de sinais.
No ar a primeira TV para surdos do País, apresentando sua programação em LIBRAS ou legendada.
A programação diária de oito horas será veiculada via internet pela TV INES, do Instituto Nacional de Educação de Surdos.
O endereço? http://www.tvines.com.br.
Haverá um telejornal dedicado aos deficientes auditivos no Brasil e dicas de tecnologia adaptada às suas necessidades.
É uma boa notícia, contempla um grande número de pessoas e cumpre uma responsabilidade com a diversidade da nação.
Por favor, divulguem em suas redes para que mais pessoas tenham acesso ao canal.
domingo, 19 de maio de 2013
Minha Parker voltou à vida
Amigos leitores do Blog Feliz da Vida! Graças ao Leão em abril precisei ir ao centro velho de São Paulo.
Resolvi fazer o percurso de volta a pé, para recordar lugares que eu frequentei quando jovem e quando lá trabalhei, e contemplar as mudanças. Trabalhei um ano na Rua Boa Vista, adorava aquele lugar! Hora do almoço: Mercadão Municipal, 25 de Março, São Bento. Música Clássica no Solar da Marquesa, na Sé, na igreja de São Bento.
A Fidalga ainda está lá, clássica como sempre em sua loja tradicional, com provadores fechados para privacidade feminina. Mogno, veludo e bom atendimento. Se não existisse não sei o que seria dos meus delicados pezinhos!
Da Torre do “Banespão”, mirante que não canso de visitar, inspirado no Empire State, nunca entendi porque foram retirados os binóculos.
O Café Gerondino, outrora frequentado pela elite cafeeira, charmoso e elegante no Largo São Bento, ao me ver passar, fez como das outras vezes, e mais uma vez , me “convidou”.
A fachada do Othon Palace perdeu glamour, escondida pela fachada de uma agência bancária. Outrora hospedara a Rainha Elizabeth, além de outras personalidades importantes do século XX em visita à São Paulo. Foi invadido pelos “sem teto”. Não sei sua situação atual. Uma pena!
Onde era o “Banespinha”, faz tempo que é a Prefeitura Municipal. Claro que perguntei - afinal não seria eu se não matasse a curiosidade - apenas para confirmar algo que suspeitava: não mais é permitido ao cidadão comum visitar o museu e o jardim no terraço do prédio. Pena que minha filha não poderá conhecer o museu e seus moradores fantasmas. (Tem fantasmas lá, é verdade!)
O Viaduto do Chá é diferente atravessado a pé. Tenho-o visto sempre do alto, do Shopping. Existe desde o fim do século XIX. Estão lá os personagens principais: os camelôs, vendendo “máquina de costura manual” (parece um pequeno e frágil grampeador), celulares, fones de ouvido, bonés, etc.
Procurei pelos pais de santos com suas leituras de mãos. Lá estavam! Contei seis “bancas” de leituras de cartas. Seis! Apenas um deles estava com “cliente”, indumentária azul, turbante branco, e com poucos dentes na boca.
Não é mais a elite que o atravessa para ir ao Municipal, é o cidadão comum apressado para tomar o metrô ou os ônibus no Vale do Anhangabaú e na Praça do Correio.
Na banca de jornais: revistas, livros, CD’s e DVD’s, brinquedos, aparelhos eletrônicos e poucos jornais.
O prédio da Light virou Shopping, que em parte virou faculdade, sem as janelinhas vermelhas que antes lhe dava um certo charme.
O Teatro Municipal está bárbaro após a restauração. Muitas lembranças das vezes em que estive naquelas escadarias: gritos de ordem em protestos, balés, ópera e orquestra. Um só lugar, muitos mundos.
O relógio do Mappin indicando que “Chegou a hora Mappin! É a liquidação!” está parado. Quinze para as Oito.
Passear no Mappin era programa da minha adolescência. Sempre estava em liquidação e anunciava na televisão tantas vezes quanto as Casas Bahia anuncia hoje. Liquidação todo dia!
O centro está “velho”, porém, vivo como sempre. Muitas lojas mudaram, outras muitas se mantém, mas eu também mudei.
Algo negativo no passeio? O cheiro de urina humana permeou boa parte do percurso comigo, substituindo o cheiro constante das minhas lembranças. Centro velho me lembrava cheiro de café.
Em tempo: A Ravil está desde 1954 no mesmo endereço fornecendo “instrumentos de escrita”, assim, minha Parker, que ganhei de um irmão quando entrei na faculdade, voltou a cumprir seu papel.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Feedback–elogio ou crítica, base para autoconhecimento
Amigos do Blog Feliz da Vida, quem não se derrete em vaidade ao ouvir um elogio sincero?
A pergunta acima inicia o artigo “Se enxerga! Como os feedbacks podem mudar sua vida”, escrito por Daniel R. Bastreghi, consultor nas áreas de marketing, comunicação, vendas, empreendedorismo e internet, publicado no site administradores.com.
Escreve o articulista: “Feedbacks provocam amor e ódio entre pessoas, pois provocam amor e ódio na relação consigo mesmo. Afetam diretamente a autoestima. Entretanto, não há como viver sem eles. O nome chique dado pelo mundo corporativo apenas reporta um fato natural: a vida é um constante feedback.”.
O artigo aborda como as pessoas reagem a criticas ou elogios recebidos ao longo da vida.
Lembrando que somos seres emocionais e não perfeitos, aborda o medo da crítica e a vaidade do elogio, e ressalta que o feedback nos apresenta visões mais próximas da realidade do que às vezes supomos sobre nós mesmos.
Afirma que os feedbacks ajudam-nos a evoluir, tomar atitudes mais acertadas, e a encontrar nossos objetivos.
É um artigo muito bom, pois tenho percebido baixa autoestima nas pessoas, principalmente nos mais jovens, que pouco tem olhado para dentro de si.
Recomendo a leitura: Ler o artigo completo