Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

domingo, 16 de junho de 2013

Entrevista sobre educação e desigualdade de renda–dica de leitura

Amigos leitores do Blog Feliz da Vida! Feliz por ser hoje um dia direcionado à paz e à manifestação em São Paulo. Que a paz e a justiça se encontrem e se beijem.

Li uma entrevista muito pertinente na “Entrevista da 2ª” do Jornal Folha de São Paulo por Erica Fraga.

Intitulado “Educação explica 100% da desigualdade de renda” o tema é tratado de forma bastante concreta pelo Professor Doutor Alexandre Rands, Economista pernambucano sobre educação e desigualdade no Brasil. É bom ver o tema pelo prisma de um nordestino educador.

No post ele comenta que gastamos muito com políticas que não são adequadas, como financiamentos para investimento de empresa e subsidiando crédito, sem uma política para mudança nos desequilíbrios regionais.

Segundo o professor " Atrasos educacionais explicam 100% das desigualdades de renda entre diferentes regiões do Brasil…Famílias em que os pais têm maior capital humano tendem a ter mais recursos para investir na educação dos filhos". Bem de acordo com a noção de Capital Intelectual de Pierre Bourdieu.

Ainda comenta que a remuneração por mão de obra qualificada continua sendo muito alta no país. Portanto, as regiões em que há gente com menos qualificação continuam com renda per capita muito mais baixa.

Qual seria a soluçâo?  Mudar o nível médio de educação - considerando qualidade e quantidade da educação - nos municípios.

Explicando que há na economia quatro fatores de produção: capital físico, capital humano, trabalho e recursos naturais,  afirma que os mercados para capital físico, trabalho e recursos naturais funcionam razoavelmente bem, “o que não funciona é o capital humano”.

Essa desigualdade desperdiça muito talento potencial, prejudicando o crescimento da economia.

Vale à pena ler todas as perguntas e respostas postadas hoje no Jornal Folha de São Paulo, no link Entrevista

Nenhum comentário: