Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Fim do voto secreto

Amigos leitores do Blog Feliz da Vida! que lutam pelo direito que deveria ser natural, o respeito dos políticos representantes do povo, pelos seus representados.

Pensem na possibilidade de aderir à petição à favor do voto secreto.

Ontem, a Câmara dos Deputados decidiu manter o mandato de um deputado condenado e já preso por roubar 8 milhões de reais dos cofres públicos. Essa decisão insana nunca teria acontecido se os votos dos deputados fossem públicos! Vamos fazer desta a última vez em que o sistema duvidoso de votação secreta foi usado para resgatar um parlamentar corrupto! 

Envergonhado por essa situação anti-democrática, o presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves prometeu não colocar mais nenhuma proposta de cassação na pauta até que o fim do voto secreto seja votado. Esta é a nossa chance! 

Precisamos acabar com o voto secreto o mais cedo possível, ou então os parlamentares condenados no processo do Mensalão continuarão em seus mandatos – exatamente como aconteceu ontem com Donadon. Precisamos agir agora e exigir o fim do voto secreto! Quase 500 mil membros da Avaaz já se uniram à petição – vamos nos juntar a eles e entregar nossas vozes à Câmara para assegurar que os deputados acabem com o voto secreto.

Leia detalhes e se desejar assine a Petição no link abaixo

https://secure.avaaz.org/po/brazil_open_vote_nd/?behSbbb&v=28678

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ambientes das Organizações

Amigos leitores do Blog Feliz da Vida! Fruto dos posts anteriores sobre tópicos de administração de empresas, 5W2H e Análise SWOT, alunos pediram detalhes sobre o ambiente das empresas. Segue conceituação para satisfazer curiosidades extremamente desejadas.
O que é esse ambiente que se altera constantemente forçando o administrador a rever e adequar suas estratégias e planos para manter o equilíbrio interno e externo, enquanto garante a eficiência, eficácia e efetividade da organização.
Com o objetivo de entender melhor o cenário em que a empresa está inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem da companhia, de dentro para fora).
No ambiente interno identificamos o contexto da organização, seus recursos, cultura, característica da liderança, formas de gestão, competência técnica, que se refletem como forças ou fraquezas face à concorrência.
No ambiente externo identificamos o contexto fora da organização mas que está relacionado diretamente ao seu cotidiano, dividido em ambiente de tarefa e ambiente geral, ou macro ambiente, onde ocorrem as oportunidades e ameaças no mercado em que o empreendimento está inserido.

No relacionamento da organização com o ambiente externo se baseia a sua permanência no mercado, ou seja, sua efetividade ou declínio. A qualidade desse relacionamento indica a eficácia da gestão estratégica da empresa se reduz a incerteza quanto aos riscos e ocorrências ambiental.

O gestor deve monitorar as forças dos diferentes ambientes:
- os macroambientais, ou variáveis de nível macro, ou ambiente geral, como as forças demográficas, econômicas, sociais, culturais, políticas, tecnológicas, legais e ecológicas.
- os atores microambientais, ou ambiente operacional ou de tarefa, que é composto pelos públicos externos importantes para o negócio, como pessoas, grupos de pessoas, entidades, empresas, órgãos do Governo, que são os consumidores, clientes, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores, agências regulatórias, entre outros com quem nossas áreas de negócios realizam transações no dia a dia de entradas de recursos e informações e de saídas e resultados.
Quanto mais rápido e acertadamente a empresa responder às mudanças do ambiente, que são constantes, menor o grau de incerteza das decisões tomadas para adaptação ao mercado e enfrentamento das investidas da concorrência.
A organização pode se adaptar às mudanças ambientais ou influenciar o ambiente objetivando torná-lo compatível com as suas estratégias. A influência entre os ambientes interno e externo é recíproca,  ambos são capazes de se influenciarem e promover impacto, positivo ou negativo, no outro.

Para realização do planejamento estratégico é decisivo esse conhecimento, pois a definição de objetivos requer análise do ambiente externo (análise ambiental) e análise do ambiente interno (análise organizacional).

sábado, 24 de agosto de 2013

Homenagem ao Maluco Beleza

Amigos saudosos do Blog Feliz da Vida! Trabalhando sob o sol, à sombra da pequena cerejeira em rosa flor, acompanhada dos cachorros, sigo minhas obrigações de aluna, leio, penso, escrevo, e para inspirar, ouço música. Hoje, especialmente as do Raul. Ouvi-lo me fazem um bem danado. Assim, não poderia deixar de homenageá-lo nesta semana.
raul
Quando ouço suas músicas, me atento muito à letra, cada frase, e sempre descubro alguma mensagem codificada. É incrível sua argúcia para fazer profunda crítica social disfarçada para ouvidos incultos. É preciso ler as entrelinhas para entender quem é o “respeitável público” ou os “canibais de cérebro”.
Me entristece que muitos jovens não tenham noção do que foi o período da Ditadura Militar no Brasil, quando os artistas e intelectuais tinham que  escrever letras e textos que disfarçavam seu sentido real. Na música “Metrô linha 743” narra uma história desse tipo. Pessoas sendo vigiadas. Um homem fuma tranquilamente e é abordado por caras armados. Oferece seus documentos para ser identificado. Eles não querem. Querem saber; "o que você está pensando." E continuam: "eu avalio o preço pelo nível mental que você anda por aí usando. Ai eu digo o preço que sua cabeça está custando." Seu cérebro é vendido caro aos canibais que matam quem pensa, e é servido ao lado de dois outros sujeitos, como Jesus sacrificado entre dois. Tudo nas entrelinhas.
Reconhecendo a poesia escondida nas canções:
"Tenho uma revista que eu guardo a muitos anos e que eu nunca vou abrir…ó morte, tú que és tão forte, que matas o gato, o rato e o homem, vista-se com sua melhor roupa quando vier me buscar.”
A música "Canção para minha morte" tem uma letra belíssima. De uma sensibilidade e poesia raras! Raul se foi, sua música ficou em mim.
Finalizando minha homenagem, apenas por limite de tempo e não por falta de letras desafiadoras e motivos, reflito sobre esse caminho que eu mesma escolhi, que não é tão fácil de seguir.
E enquanto muitos se esforçam para serem normais, fazendo tudo igual, eu de outro lado vou aprendendo a ser louca.
Vou “controlando minha maluquez, misturada com minha lucidez”. Tudo isso me diz muito.
“Estou fazendo um grande vestibular para isso.” diz o eterno Maluco Beleza ao final do vídeo da música Maluco Beleza. Show de bola!
Abaixo links de vídeos das músicas citadas nesse post homenagem.
Metrô linha 743
Maluco Beleza
Canção para minha morte

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ataque com armas químicas em Damasco–Inaceitável!

Inaceitável!
Segundo Estadão:
“Imagens mostram dezenas de corpos, incluindo de crianças pequenas, alinhados no chão de uma clínica médica, sem sinais visíveis de ferimentos. Ativistas disseram que foguetes com agentes químicos atingiram os subúrbios de Damasco de Ain Tarma, Zamalka e Jobar durante intenso bombardeio na madrugada pelas forças do governo.”
ScreenHunter_02 Aug. 21 12.33]


Fonte:
Notícia http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,oposicao-siria-denuncia-ataque-com-armas-quimicas-com-ate-13-mil-mortes,1066267,0.htm


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Análise SWOT. FOFA como eu.

Amigos leitores felizes e persistentes do Blog Feliz da Vida! Dando continuidade ao tema anterior, esse post abordará mais uma ferramenta utilizada amplamente na gestão das organizações, especificamente no planejamento estratégico, a análise SWOT.

Sabemos que o ambiente se altera numa constante que, se não fosse o quase, tiraria o fôlego do mais competente e antenado administrador, forçando-o a rever e adequar suas estratégias mais vezes do que deseja. Difícil manter o equilíbrio senão sintonizado às variações internas e externas do ambiente organizacional, respondendo rápido às suas flutuações.

Uma das ferramentas de planejamento estratégico mais conhecidas para manter a organização em dias com o mercado é elaborada em forma de matriz e é muito fofa. Digo aos alunos: Fofa, assim como eu! (Vale tentar sua máxima retenção).

Trata-se da Matriz SWOT ou FOFA, sigla das palavras:
swot

A Matriz possibilita ao gestor, identificando seu ambiente interno (Forças e Fraquezas), responder com rapidez e maior precisão ao ambiente externo (Oportunidades e Ameaças), direcionando o planejamento para a redução do impacto das ameaças, correção das situações de fraqueza, otimização dos pontos fortes no aproveitamento das oportunidades.

O conhecimento gerado pela análise possibilita ao gestor melhorar a qualidade das decisões e da definição das metas empresariais - de segmentação, de produtividade, lucratividade e desenvolvimento - seja no nível operacional, tático ou estratégico.

As metas da empresa, para serem alcançáveis dependem de um bom mapeamento da situação atual. Onde estamos? Para poder determinar com mais segurança: para onde vamos? Respostas facilitadas pela análise da situação interna e externa da empresa.

Qual é a aceitação do meu produto no mercado, qual é a tendência no ramo, qual é a competência do meu quadro de funcionários? É possível alcançar as metas com a capacidade atual? Em que precisamos melhorar? Como adequar os planos para atender a demanda? O que temos melhor que os concorrentes? Tenho os processos, estrutura e capacidade técnica necessária para o nível de desempenho desejado aos meus negócios?

A Análise SWOT empregada no planejamento estratégico, facilita o entendimento do cenário organizacional, interno (a empresa afetando o ambiente) e externo (o ambiente afetando a empresa), propiciando respostas precisas às mutações do mercado, além de obtenção de melhores métricas e identificação do diferencial competitivo da empresa no seu ramo de atuação ou prospecção.

O mapeamento pode ser realizado em cada um dos ciclos de vida da empresa, montando-se na matriz um inventário para cada um dos campos, dando mais ênfase às características que denotam maior vantagem competitiva da empresa frente aos concorrentes.

Lembrando ainda que sobre o ambiente interno o gestor tem poder, controle e capacidade de ação, e sobre o ambiente externo seu papel é de reação, são fatores que não dependem de sua decisão, desafios que requerem adequação da empresa frente a seus impactos positivos ou negativos.

Da mesma forma que a ferramenta publicada no post anterior, 5W2H, a ferramenta Matriz SWOT pode ser empregada, e deve, na esfera da vida pessoal para fazer um diagnóstico ( raio-x) das suas forças em proveito das oportunidades, e das suas fraquezas e situações de ameaças ao seu sucesso e progresso na vida.

Fica aqui o convite para você montar a matriz SWOT na empresa e na vida pessoal criando planejamentos para os dois aspectos da sua vida.

domingo, 11 de agosto de 2013

Transpiração e dissertação.Poética das letras.


Amigos leitores do Blog Feliz da Vida! O segundo semestre parece mais curto que o anterior, dando a impressão que para terminar o ano falta pouco.

Ilusão não muito doce. Uma vez que as aulas começam em meados de agosto terá o semestre quatro meses de aulas apenas, não seis.
Com isso temos menos tempo para fazer a mesma quantidade de coisas que tivemos que fazer antes. Estudar, ler, escrever, corrigir, qualificar, ajustar, entregar. Ser aprovado. Além de trabalhar para pagar tudo isso. A vida é tão fácil!

livros
No meu caso, os finais de semana já estão reservados até dezembro. Livros, não poucos. Gravador com horas e horas de entrevistas para transcrição. Caderno de campo com notas, e mais notas. Canetas das mais diversas cores para cumprir efeitos os mais variados.

Livros, gravador, caneta, caderno. Pensamento e inspiração.
Tudo se transformando em texto para dissertação.
Transpiração, dissertação, concentração. Poética das letras.
Parece poesia mas é trabalho.
Ou parece trabalho mas é poesia?

terça-feira, 6 de agosto de 2013

5W2H - Técnica administrativa para a vida prática

Amigos leitores eficientes do Blog Feliz da Vida! 


Pegando carona com minha amiga Adriana, inteligente que só, que é Coaching, amanheço com a mente fervilhando, temos uma hora para dialogar sobre comportamentos, personalidades, mercado de trabalho, emprego saudável do dinheiro, determinação, objetivos. Administração na veia!


Assim, motivada pelos temas das nossas conversas lembrei-me de uma ferramenta que embora muito simples é capaz de trazer grande benefício para quem a emprega tanto na vida empresarial como na vida particular.

Lembrando que para alcançar um objetivo precisamos tê-lo claro e estruturado por um bom plano. Do contrário seremos reféns da síndrome do Pagodinho, e a vida nos leva, para onde e como desejar.

A técnica se chama 5W2H e consiste numa lista empregada principalmente na área da Qualidade Total, no Gerenciamento de Projetos e de  Processos.


É empregada no Coaching, que trabalha com perguntas para clareamento da percepção do indivíduo. Perguntas para detalhamento do processo e perguntas motivacionais. As metaperguntas.


A imagem acima é do blog do Washington Souza, o Blog CMMI criado para a comunidade de TI, que aborda temas de engenharia de software com CMMI, PMI,Six Sigma e Cia. Este quadro é bastante ilustrativo, e um dos meus preferidos. Abaixo disponibilizo o link que explica os conceitos do 5W2H com exemplo.

No blog é possível baixar uma planilha em excel para montagem do seu plano.


Segundo o artigo “O que é o 5W2H e como ele é utilizado?” do Portal Sobre Administração o “5W2H, é um checklist de atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita.”

O exemplo que escolhi compartilhar com os leitores é  do Blog da Biblioteca da Faculdade CDL, cujo objetivo é incentivar alunos e professores o gosto pela leitura e o exercício da escrita. Louvável.


No blog é possível ler sobre o 5W2H exemplificado pelo plano abaixo:


E por último, mas da mesma forma importante, compartilho os conceitos do blog do Antonio Azevedo que é Master Practitioner e Trainer em PNL - Programação Neurolinguística.

What? (O quê?) - Qual é o seu objetivo? O que pretende fazer? Como descrever o melhor que pode obter nesta situação?

When? (Quando?)- Quais as primeiras e importantes ações necessárias? Como se seguem umas as outras? São proativas ou dependem de outras fora do seu controle?

How? (Como?) - Como pode iniciar, mensurar e ativar as ações necessárias e também em soluções de contingência (no caso de obstáculos)?

Where? (Onde?) - Em que situações / contextos e momentos (não necessariamente lugares, mas toda uma  situação) pode descrever-se agindo ou obtendo o que quer? O que vai sinalizar que é o momento de agir assim?

Who? (Quem?) - Quem está envolvido ou responsável em cada ação? Quem deve ser avisado?

How much? (Quanto?) - Quanto vai custar em tempo, esforço, dinheiro, conhecimento e preparação psicológica, motivacional e de negociação, tanto pessoal quanto de grupo?

Why? (Porque e Para que?) - Qual é a razão que impulsiona esta ação? O que vai conseguir de retorno? Como está alinhada à estratégia geral e sua importância? E à sua visão futura de carreira ou da rganização? Faz parte de sua missão? É essencial e significativa? Vale a pena?


O site do Antonio Azevedo, possui excelente conteúdo sobre Coaching,  com artigos que abordam a Realização Pessoal e Profissional. Nele, além de outras ferramentas, foi disponibilizado um link para um formulário para ajudar na elaboração de um Planos de Ação. Possui os conceitos e um espaço para preenchimento do seu plano. 


Aproveite seu próximo tempo livre e tente preencher um dos planos aqui sugeridos, com certeza isso poderá mudar para melhor a sua vida pessoal e profissional. Falo por experiência.

Fontes: