Amigos leitores do Blog Feliz da Vida! Fruto dos posts anteriores sobre tópicos de administração de
empresas, 5W2H e Análise SWOT, alunos pediram detalhes sobre o ambiente das
empresas. Segue conceituação para satisfazer curiosidades extremamente
desejadas.
O que é esse ambiente que se altera constantemente forçando o
administrador a rever e adequar suas estratégias e planos para manter o
equilíbrio interno e externo, enquanto garante a eficiência, eficácia e
efetividade da organização.
Com o objetivo de entender melhor o cenário em que a empresa está
inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a
empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem da
companhia, de dentro para fora).
No ambiente interno identificamos o contexto da organização, seus
recursos, cultura, característica da liderança, formas de gestão, competência
técnica, que se refletem como forças ou fraquezas face à concorrência.
No ambiente externo identificamos o contexto fora da organização
mas que está relacionado diretamente ao seu cotidiano, dividido em ambiente de
tarefa e ambiente geral, ou macro ambiente, onde ocorrem as oportunidades e
ameaças no mercado em que o empreendimento está inserido.
No relacionamento da organização com o
ambiente externo se baseia a sua permanência no mercado, ou seja, sua
efetividade ou declínio. A qualidade desse relacionamento indica a eficácia da
gestão estratégica da empresa se reduz a incerteza quanto aos riscos e
ocorrências ambiental.
O gestor deve monitorar as forças dos diferentes ambientes:
- os macroambientais, ou variáveis de nível macro, ou ambiente
geral, como as forças demográficas, econômicas, sociais, culturais, políticas,
tecnológicas, legais e ecológicas.
- os atores microambientais, ou ambiente operacional ou de tarefa,
que é composto pelos públicos externos importantes para o negócio, como
pessoas, grupos de pessoas, entidades, empresas, órgãos do Governo, que são os
consumidores, clientes, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores,
agências regulatórias, entre outros com quem nossas áreas de negócios realizam
transações no dia a dia de entradas de recursos e informações e de saídas e
resultados.
Quanto mais rápido e acertadamente a empresa responder às mudanças
do ambiente, que são constantes, menor o grau de incerteza das decisões tomadas
para adaptação ao mercado e enfrentamento das investidas da concorrência.
A organização pode se adaptar às mudanças ambientais ou
influenciar o ambiente objetivando torná-lo compatível com as suas estratégias.
A influência entre os ambientes interno e externo é recíproca, ambos são capazes de se
influenciarem e promover impacto, positivo ou negativo, no outro.
Para realização do planejamento estratégico é decisivo esse
conhecimento, pois a definição de objetivos requer análise do ambiente externo
(análise ambiental) e análise do ambiente interno (análise organizacional).
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