Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Homenagem natalina a Norman Vincent Peale e seu “Poder do Pensamento Positivo”

Amigos positivos do Blog Feliz da Vida! e amigos entristecidos em busca de mudança, esse blog trata de um tema transformador, o poder do pensamento positivo.

O pensamento positivo teve como grande expoente o escritor Norman Vicente Peale, que foi pastor, escritor, radialista, editor de revista e conferencista muito aclamado nos Estados Unidos a partir da crise americana dos anos 1920, trabalhando até sua morte, na véspera de Natal, vinte anos atrás, aos 95 anos de idade. Seu trabalho foi cunhado como “terapia espiritual”, uma vez que relaciona uma mente positiva à manutenção da saúde.

Na sua época as igrejas eram muito grandes, comportavam em média 3 mil pessoas para um sermão, e ele viajou o pais e o exterior fazendo palestras, além de ter programa no rádio, assim é conhecido também como ministro dos "milhões de ouvintes”.

Em seus livros reproduz as histórias contadas pelas pessoas que pediam ajuda em oração para se curarem de doenças, sentimentos de mágoa, pesar, tristeza, entre outros, e de vícios os mais diversos.

Ele relata o processo de oração e o resultado do caso. Utiliza-se do que hoje as universidades utilizam para o ensino dos seus alunos, os chamados “cases”, esclarece o procedimento e o resultado obtido, no caso de seus pacientes, a cura recebida.

Nessa época de fim de ano em que paramos para refletir sobre nosso comportamento e os resultados obtidos ao longo do ano, a literatura do Norman indica como analisar a qualidade do nosso pensamento. Indico sua leitura para energizar sua mente e abrir sua vida para possibilidades infinitas.

Para que você conheça a literatura do Norman transcrevo um de seus cases do livro “É fácil viver bem”:

Norman estava em New Hampshire, em um retiro, quando recebeu um telefonema de um superintendente de uma fundição de aço, pedindo conselho para tomar uma decisão importante no trabalho. Uma transferência onde trabalharia com um chefe do qual não gostava, ou manter-se onde estava. Norman aconselhou-o a orar para suprimir o sentimento negativo quanto ao novo chefe.

 "Nunca conseguirá uma resposta positiva enquanto sua mente estiver dominada por um pensamento negativo.”  Daí segue com dicas importantes que valem para cada um de nós, para vários tipos de situações: “Nunca procure raciocinar por meio de suas emoções. O cérebro é para pensar e apenas um pensamento racional unido ao processo de oração conduzi-lo-á a uma decisão acertada”.

O homem afirma não ser religioso ao que Normam respondeu: "A religião é metodologia científica para se estudar um meio de resolver problemas".

- Mas tenho um prazo. Retrucou o ouvinte.  "Pare de se preocupar em prazos e trate de praticar uma atitude de calma e serenidade. Reze para ter paz de espírito. Coloque, confiantemente, o seu problema nas mãos de Deus. Se entregue com fé e confiança e há de ter a resposta para uma decisão acertada, no prazo estabelecido".

Ao final, a solução foi surpreendente. O homem ao final recebeu uma promoção que não fora antes mencionada, que revelou-se com o tempo a melhor opção.

Gosto também de uma orientação sobre a necessidade de paz interior:  Em um avião, Norman sentou-se ao lado de um grande empresário, um verdadeiro "dínamo de energia diretriz, que irradia serenidade e impressionante força”. Ele pergunta ao homem qual é o segredo para ter tanta energia?
"É simples"....disse o homem "começo e termino cada dia bem calmo. Repito pela manhã e à noite quatro asserções repetindo lentamente e meditando sobre cada uma:  Uma, de Confúcio: "O caminho do homem superior é tríplice: virtuoso, fica livre de ansiedade; sábio, livra-se das perplexidades; corajoso, exime-se do medo".  A segunda é de Robert Louis Stenvenson: "Sente-se corajosamente na sala da vida".  A terceira é da grande mística do Séc. XVI, Santa Teresa: "Não permita que nada o perturbe, não permita que nada o amedronte. Tudo passa, com exceção de Deus. Apenas Deus é suficiente.”  A quarta asserção é uma citação de Isaias “No sossego e na confiança está a vossa força” (Isaias 30:15)”.

Norman sugere que cada pessoa decore citações que o ajudem a manter positivo seu pensamento.

Poderá recorrer a elas para energizar seu corpo sempre que necessário.  Compartilho ainda outra prática indicada por Norman, a prática do silêncio para superar a tensão:  “Diariamente, numa certa hora, é bom observar um período de absoluta quietude, pois há um poder curativo no silêncio. Dirija-se a um lugar tranquilo. Não converse; não faça nada; coloque a mente na posição mais neutra possível; mantenha o corpo tranquilo e conserve-se em absoluto silêncio. Carlyle declara: “O silêncio é o elemento no qual se forjam as grandes coisas.” Wilian James disse: “É tão importante cultivar o seu poder de silêncio, como o seu poder de falar”.  O silêncio, praticado até que nos tornemos hábeis no seu uso, tem o poder de penetrar neste íntimo centro da mente e da alma, onde a divina quietude curativa pode ser experimentada. ‘Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus’ (Salmos 46:10)”

Observe o poder dessa fórmula que sugere: “Coloque seu problema nas mãos de Deus. Mantenha-o na mente consciente durante um momento, apenas o tempo suficiente para que seja claramente formulado. Depois pense que o problema vai ser resolvido à maneira de Deus, que é o meio acertado. Descanse o espírito e creia firmemente que a paz curativa de Deus está em contato com sua mente, que os empecilhos que entravavam a divina orientação, estão sendo removidos. Descanse a mente, o corpo e alma no Todo-Poderoso e deixe que sua resposta flutue no alto de sua mente consciente”.

Por último, dado ao espaço do post não ao limite do trabalho do “meu amigo” Norman, as últimas indicações “terapêuticas espirituais”: a prática da alegria revela sua personalidade e libera suas forças, dá melhor saúde e estimula o entusiasmo. “Lubrifique o corpo com pensamentos alegres. Erga-se da depressão, ela deixa seu espírito turvo, pensado negativamente...Podemos aumentar o número de intervalos de luminosidade mental e superar a depressão se: (1) quiser que se processe a mudança, (2) se fizer o que for possível, tudo, para livrar-se dela... Uma eficiente pratica para eliminar a depressão e erguer o espirito é a prática da substituição de pensamentos. Nossos espíritos caem porque nossos pensamentos caem.”

A prática de usar palavras de fé renova e muda a nossa vida. Essa pratica pode realizar uma transfusão no espirito, inoculando pensamentos novos e vivificantes e ideias animadoras no cérebro. O cansaço vai-se embora e a depressão desaparece.

Quando se relembra os vinte anos da passagem do Norman homenageio-o por suas ideias permanecerem vivas e vivificando seus leitores.

Que o Blog Feliz da Vida! te impulsione, amado leitor, a substituir qualquer pensamento de fraqueza por um pensamentos de força, o negativo pelo positivo, o de ódio pelo de amor, o sombrio pelo elevado, na mesma hora em que ocorram, sem deixar para anulá-los depois.

Pratique para desenvolver o hábito.  Feliz Natal!

Pense bem! Aja certo! Viva bem!  Seja feliz!

Leia post em blog anterior sobre o livro “Você pode se achar que pode” http://malves.blog.terra.com.br/2009/01/20/voce-pode-se-acha-que-pode/

O livro “O poder do pensamento positivo” pode ser lido parcialmente em Livro

Ouça biografia do Norman em inglês no Youtube Biografia

Nenhum comentário: