Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

domingo, 15 de maio de 2011

Outra face do preconceito. A satírica "churrascada diferenciada".

Leitores pensadores do Blog Feliz da Vida!!

"Antonio Palocci multiplicou seu patrimônio por 20 em 4 anos", chamada de capa do jornal Folha de São Paulo de hoje me deixou muito indignada.

Mas também me chamou a atenção  a manifestação ocorrida ontem em São Paulo, e escolhi o tema para o blog desta semana.

Uma manifestação organizada por meio das redes sociais reuniu cerca de 600 pessoas para protestar contra a decisão do Metrô paulista de mudar a localização da futura Estação Angélica, em Higienópolis.

O bairro é habitado por pessoas de classe média alta. 3500 pessoas assinaram um abaixo-assinado pedindo para que a estação não fosse construída nesse local. Na ocasião uma das moradoras disse a um jornal que não queria a construção do metrô porque atrairia “gente diferenciada” à região, e suspeita-se que o Metrô teria decidido atender a esse pedido, cancelando a obra.

Segundo o “Blog da Aman” essa ´gente diferenciada’ é a mesma que trabalha em suas casas, dirige seus carros, cuida de seus filhos, dá banho em seus familiares doentes, conserta as torneiras e os portões de suas residências, repõe as prateleiras dos hortifrutis e dos mercados de seu maravilhoso bairro, varre suas sagradas ruas, tira seu lixo e muito mais.”

Dentre as alegações pelas quais a estação não deveria ser construída no bairro estão o aumento do fluxo de pessoas na região, o aumento de ocorrências indesejáveis, o impacto na qualidade de vida dos moradores, e a possível transformação do local em um camelódromo.

Mais do que a justa preocupação com a degradação do entorno da estação, o que se evidenciou foi o destrato das classes sociais mais abastecidas com as pessoas das classes inferiores.  A discriminação ocorre quando se acredita que as classes pobres são inferiores às ricas.

Um dos graves problemas do Brasil, que demonstra a distância em que estamos da sustentabilidade desejada, é o fenômeno da desigualdade social. Muitas são as cifras que separam as classes sociais, formando os dois ‘brasis’, a elite e o povo, do qual os mais abastados preferem distância. 

A manifestação no sábado foi realizada no local onde seria construída a estação, que foi cancelada por motivos técnicos, segundo o metrô. No evento, chamado de “churrascada diferenciada” e classificado em matéria da Folha de São Paulo de hoje, como “ato satírico” os manifestantes trouxeram ingredientes para churrasco, como farofa, frango, queijo coalho e carne, isopores de cerveja, representando os hábitos das pessoas mais pobres. Compondo o cenário foi montado um varal de roupas sujas de um lado a outro na Avenida Angélica, assemelhando o local a uma favela.

Segundo matéria do “Você Reporter” publicada no Portal Terra, houve adaptação da música Vai Passar, de Chico Buarque de Holanda, gerando o seguinte refrão: "Vai passar, na avenida Angélica, o metrô popular, cada novo rico de Higienópolis vai se arrepiar"

As redes sociais tem se mostrado cada vez eficiente em coibir atos e discursos preconceituosos, tais como os recentes ataques do Bolsonaro aos homossexuais, o convite do Kassab para o Marco Maciel ser conselheiro municipal ganhando para isso 24 salários mínimos mensais, os protestos contra a alta no preço dos combustíveis em Campo Grande, os protestos no Oriente Médio objetivando derrubar seus ditadores, entre outros, demonstrando poder para conscientizar e reunir pessoas.

 As redes sociais que tem se transformado na voz do povo e pode inclusive coibir todo tipo de preconceito.

Acessando o link abaixo você poderá conhecer um pouco mais sobre o impacto das redes sociais no caso Bolsonaro


No “Blog Preconceito” tem uma imagem de duas pessoas, ao lado do cesto de lixo. O rico joga nele o lixo, o pobre do cesto retira o lixo jogado.

Um comentário:

Unknown disse...

Infelizmente nosso país é alvo desse tipo de atitudes, acredito que se o Brasil punisse de forma categórica esse tipo de pessoa, ou tomasse como exemplo outros países, que após o fato consumado a pessoa responde severamente a este crime, talvez pensariam mais antes de fazer isso. E fora a vergonha que o país passa novamente aos olhos dos estrangeiros, o Brasil vem crescendo muito, e com promissor olhos para os países estrangeiros, mas se não tomarmos cuidado, será um país de ninguém!

Precisamos ter mais ética em nosso cotidiano ! Pensem nisso!

bjs

Elisa