Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

segunda-feira, 4 de abril de 2016

A juventude - reflexão


Olá amigos do Blog Feliz da Vida!

O recente filme “A juventude” de Paolo Sorrentino, já considerado como um dos melhores do cinema europeu, aborda a questão do envelhecimento e seu preço, com “desencantado realismo” segundo os críticos.

Além de excelente fotografia - em um hotel nos Alpes Suiços - nos delicia com diálogos inteligentes e irônicos, que abordam das memórias do passado aos desafios do presente. Ao final das férias ao ser perguntado sobre o que haverá lá fora, responde o médico: juventude!

A cena final explode as emoções na linda música de David Lang “Simple song#3”, interpretada pela solista Sumi Jo, que concorreu ao Oscar este ano. 
O filme é uma homenagem à vida! Na sua esteira teço reflexão suscitada pela emoção despertada:

Escapa a vida entre os dedos em velocidade que impede sua retenção, fugidia.

Ainda ontem era cinquenta, já fora trinta, agora setenta. Para noventa, cem, será um pulinho, a julgar pela rápida passagem das idades anteriores.

Sonhos alterados a cada década. Mais são os esquecidos que os alcançados. Poucos desejados com a ardência que os fazem se cumprir.

Grande parte, materialista: aos dezoito um carro, aos vinte e quatro seu próprio apartamento, aos trinta um barco na sua recém adquirida casa de praia.

Uma parte menor, existencialista: um marido, de preferência rico, dois filhos, por sorte, um casal. E lindos!

Entre eles a faculdade: veterinária, ou dentista, ou advogada, difícil escolher!

Tudo recheado com muitas possibilidades de emoções: viajar muito nas férias, conhecer o mundo, falar diversas línguas...

E quando se aposentar? Viver para viajar! E curtir os netos. Muitos! Casa cheia de uma família feliz!

Quanto custará em termos financeiros? E em termos cronológicos, quanto tempo investido para cada etapa? Com relação ao planejamento, como fazer para chegar lá? Não! Não! Apenas o objetivo em si, autoconcretizável.

Já aos trinta a vida se encarrega de apagar os sonhos, aos cinquenta a realidade começa a doer, aos setenta pesa cada amanhecer. O que será dos noventa?

Deve-se esperar por eles ou será melhor não sonhar em os alcançar?
-----

Você poderá ouvir a música interpretada pela Sumi Jo no link: Simple song-vídeo




Nenhum comentário: