Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

terça-feira, 6 de agosto de 2013

5W2H - Técnica administrativa para a vida prática

Amigos leitores eficientes do Blog Feliz da Vida! 


Pegando carona com minha amiga Adriana, inteligente que só, que é Coaching, amanheço com a mente fervilhando, temos uma hora para dialogar sobre comportamentos, personalidades, mercado de trabalho, emprego saudável do dinheiro, determinação, objetivos. Administração na veia!


Assim, motivada pelos temas das nossas conversas lembrei-me de uma ferramenta que embora muito simples é capaz de trazer grande benefício para quem a emprega tanto na vida empresarial como na vida particular.

Lembrando que para alcançar um objetivo precisamos tê-lo claro e estruturado por um bom plano. Do contrário seremos reféns da síndrome do Pagodinho, e a vida nos leva, para onde e como desejar.

A técnica se chama 5W2H e consiste numa lista empregada principalmente na área da Qualidade Total, no Gerenciamento de Projetos e de  Processos.


É empregada no Coaching, que trabalha com perguntas para clareamento da percepção do indivíduo. Perguntas para detalhamento do processo e perguntas motivacionais. As metaperguntas.


A imagem acima é do blog do Washington Souza, o Blog CMMI criado para a comunidade de TI, que aborda temas de engenharia de software com CMMI, PMI,Six Sigma e Cia. Este quadro é bastante ilustrativo, e um dos meus preferidos. Abaixo disponibilizo o link que explica os conceitos do 5W2H com exemplo.

No blog é possível baixar uma planilha em excel para montagem do seu plano.


Segundo o artigo “O que é o 5W2H e como ele é utilizado?” do Portal Sobre Administração o “5W2H, é um checklist de atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita.”

O exemplo que escolhi compartilhar com os leitores é  do Blog da Biblioteca da Faculdade CDL, cujo objetivo é incentivar alunos e professores o gosto pela leitura e o exercício da escrita. Louvável.


No blog é possível ler sobre o 5W2H exemplificado pelo plano abaixo:


E por último, mas da mesma forma importante, compartilho os conceitos do blog do Antonio Azevedo que é Master Practitioner e Trainer em PNL - Programação Neurolinguística.

What? (O quê?) - Qual é o seu objetivo? O que pretende fazer? Como descrever o melhor que pode obter nesta situação?

When? (Quando?)- Quais as primeiras e importantes ações necessárias? Como se seguem umas as outras? São proativas ou dependem de outras fora do seu controle?

How? (Como?) - Como pode iniciar, mensurar e ativar as ações necessárias e também em soluções de contingência (no caso de obstáculos)?

Where? (Onde?) - Em que situações / contextos e momentos (não necessariamente lugares, mas toda uma  situação) pode descrever-se agindo ou obtendo o que quer? O que vai sinalizar que é o momento de agir assim?

Who? (Quem?) - Quem está envolvido ou responsável em cada ação? Quem deve ser avisado?

How much? (Quanto?) - Quanto vai custar em tempo, esforço, dinheiro, conhecimento e preparação psicológica, motivacional e de negociação, tanto pessoal quanto de grupo?

Why? (Porque e Para que?) - Qual é a razão que impulsiona esta ação? O que vai conseguir de retorno? Como está alinhada à estratégia geral e sua importância? E à sua visão futura de carreira ou da rganização? Faz parte de sua missão? É essencial e significativa? Vale a pena?


O site do Antonio Azevedo, possui excelente conteúdo sobre Coaching,  com artigos que abordam a Realização Pessoal e Profissional. Nele, além de outras ferramentas, foi disponibilizado um link para um formulário para ajudar na elaboração de um Planos de Ação. Possui os conceitos e um espaço para preenchimento do seu plano. 


Aproveite seu próximo tempo livre e tente preencher um dos planos aqui sugeridos, com certeza isso poderá mudar para melhor a sua vida pessoal e profissional. Falo por experiência.

Fontes:



Nenhum comentário: