Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

domingo, 13 de março de 2011

Exercício mental na Feira de Marketing

Amigos leitores,
Se uma coisa me deixa feliz, é ver os jovens criando, exercitando sua capacidade criativa, aplicando o seu potencial criativo.
Uma das oportunidades de presenciar este movimento de exercício intelectual ocorre anualmente na nossa faculdade quando os alunos criam e expõe um novo produto com vistas à prática dos conceitos formulados nas disciplinas de Marketing.
Normalmente o conteúdo programático permite a integração com outras disciplinas, de forma que trabalhei com os alunos na disciplina de Elaboração de Projetos, a organização das idéias. Escrevemos o projeto desde a fase de planejamento, montagem de equipe, acompanhamento, pesquisas de produto e de custos, definição de tarefas e prazos, até a execução e depois como finalização da matéria, a análise dos sucessos e fracassos.
A parte escrita tem sido uma das mais difíceis segundo boa parte dos alunos, que não conseguem ter visão holística do tema escrevendo assim textos fragmentados, e não raras vezes copiadas de textos pesquisados aleatoriamente na internet.
Mas a maior dificuldade, percebo ser o trabalho em equipe, mormente quando o grupo é indicado pelo professor. Muitos alunos entendem que liderança é ser autoritário e impor suas opiniões aos demais integrantes do grupo. Se os demais concordarem, ele é um líder. Ledo engano! Outros preferem mesmo é que alguém do grupo tenha domínio e pró-atividade, mas sempre o outro, assim ele terá menos trabalho e poderá exercitar sua preguiça, física e mental. Pobre desses mortais! Não estimulados na idade tenra, desestimulados nas demais, até que acordem para sua ineficiência. Oxalá acordem!
Os grupos que conseguem  romper essas barreiras iniciais conseguem apresentar muito bons trabalhos e percebe-se facilmente este rompimento no dia das apresentações  dos trabalhos, são os alunos mais entusiasmados e cujos olhos brilham nos standes. Expositores energizados pela sua auto-realização. Nada é mais prazeroso do que  a satisfação por um trabalho bem feito.   
E minha satisfação se une a deles quando ao fim das exposições, definidos os grupos ganhadores, os alunos são unânimes em afirmar que foi uma das experiências mais gratificantes que tiveram na faculdade, independente de terem ou não seus produtos sido escolhidos entre os três premiados.
Dá gosto fazer um trabalho conjunto com satisfação de todos os envolvidos. Dá gosto trabalhar com os jovens, muito aprendo com eles.
Para demonstrar a energia e criatividade dos alunos observem abaixo as imagens de alguns expositores da última feira. Os meus queridos criativos!

Nenhum comentário: