Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

segunda-feira, 31 de março de 2014

1964 - tão próximo e tão longe

Amigos indignados do Blog Feliz da Vida!

Indignada por perceber em conversas com muitos jovens sua ausência de entendimento sobre o passado brasileiro, do distante e do recente. Pouco aprofundados sobre os eventos do passado estaremos sujeitos a repetir seus erros.

Assunto precioso desde que me tornei leitora, na adolescência, são os acontecimentos que envolvem o período de Governo Militar vigente no Brasil à partir de 1964.

O período anterior, desde o inicio do processo de industrialização, e seus impactos econômicos, bem como o posterior resultante na democracia, e seus impactos políticos, fazem parte de minhas pesquisas.  
Neste período em que relembramos os 50 anos do Golpe Militar de 64, muitas notícias e entrevistas podem ser assistidas nos principais telejornais desde o mês de março, com destaque para a TV Cultura, que tem trazido o tema à baila.

Neste post permitam-me indicar leitura de reportagens especiais publicadas nos veículos comentados abaixo:

 ESTADÃO

Tortura, censura, participação dos Estados Unidos, e acontecimentos históricos que levaram ao golpe, são os principais tópicos abordados pelo Jornal O Estado de São Paulo. O Brasil vivia em situação de otimismo econômico dado processo acelerado de industrialização desde década de 50. 1964 no ESTADÃO

 FOLHA DE SÃO PAULO

A máquina da repressão, as prisões em diversas partes do país, os Atos Institucionais, a oposição e protestos dos estudantes, a participação e morte de guerrilheiros, a tortura e desaparecimento de suspeitos presos, a tolerância com os torturadores, as características de cada presidente e modo de governo. Imagens, vídeos e áudios da época ilustram ricamente o desenvolvimento do texto, inclusive reprodução digital das páginas censuradas à época. 1964 na FOLHA SP
 

CARTA CAPITAL

No especial "Ecos da ditadura" destaque para o apoio da grande imprensa ao governo militar, a censura às noticias e à cultura, depoimentos de sobreviventes, notícias do golpe, impacto do golpe, ações dos militares. ESPECIAL CARTA CAPITAL

 Destaco os depoimentos de pessoas que sofreram repressão durante o período e que vem sendo publicados durante os trabalhos da Comissão da Verdade. COMISSAO DA VERDADE
 
O que me faz feliz neste dia tão importante, embora triste para nossa história? É poder falar o que eu penso, manifestar meus desgostos, o que não poderia ter feito durante o regime militar de governo. Provavelmente acabaria presa se tivesse vivido aqueles aflitivos dias com a posição política que manifesto hoje.
Esperando que a democracia continue se aperfeiçoando no país, e sonhando com uma educação melhor em todos os níveis, que forme um cidadão critico e consciente de seus deveres e direitos na busca de ordem e progresso para o Brasil, faço minha homenagem singela, a todos os que perderam sua vida ou parte dela, durante esse período.
Quiçá possa eu contribuir para o desenvolvimento da liberdade de expressão e pela liberdade de ser!
 

Nenhum comentário: