Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

segunda-feira, 17 de março de 2014

Desafios da educação - Relatórios da UNESCO

Amigos cidadãos que acompanham o Blog Feliz da Vida!, que apoia a Cultura da Paz, é com satisfação e um mito de preocupação que compartilho algumas iniciativas em benefício da melhoria na condição de vida de pessoas ao redor do mundo, promovidas pela UNESCO, principalmente no que tange à educação dos povos, sobretudo o brasileiro:

Educação em Primeiro Lugar. Uma ação lançada em 2012 com apoio das Nações Unidas, que durará 5 anos. É uma plataforma de promoção global que objetiva produzir um incentivo renovado para se alcançar os objetivos internacionalmente acordados para a educação até 2015, e fazer com que do mundo retome os compromissos pela educação.   Tem como prioridades: Colocar todas as crianças na escola, melhorar a qualidade da aprendizagem, promover a cidadania global.

Segundo o secretário-geral das ONU a educação não é simplesmente um imperativo moral, mas sim o melhor investimento que as nações podem fazer para construir sociedades prósperas, saudáveis e igualitárias, “quando colocamos a Educação em Primeiro Lugar, nós podemos reduzir a pobreza e a fome, acabar com o desperdício de talentos em potencial e esperar por sociedades mais fortes e melhores para todos”. Essa plataforma alia governos, nações doadoras, a comunidade de negócios, organizações filantrópicas e a mídia para colocar a educação no centro da agenda de desenvolvimento econômico, social e político.

Com foco na educação, a UNESCO disponibiliza em seu portal de representação no Brasil, entre outros, um relatório de um estudo importante sobre a educação no país, aborda a exclusão educacional.

Analisa a composição social dos grupos que na idade correspondente à educação básica, estão fora da escola; dos jovens e adultos que não completaram os oito anos do ensino obrigatório, e aqueles que sequer concluíram as quatro séries do ensino básico. O relatório “Alcançar os excluídos da educação básica: crianças e jovens fora da escola no Brasil” tece ainda considerações sobre as políticas públicas brasileiras no enfrentamento dessas situações.

Dentre as publicações destaco uma voltada para o ensino de nível superior, o livro “Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década”, resultado dos pensamentos discutidos na oficina do mesmo nome, realizada para apresentar indicadores preliminares para construir as “Perspectivas da educação superior brasileira para próxima década à luz do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020”. A oficina foi organizada pela Câmara de Educação Superior do CNE, em parceria com a UNESCO, em dezembro de 2010.

Segundo o portal “Os resultados indicam complexidades nos desafios, e também novas perspectivas para a ação, mostrando um cenário multifacetado com tendências diversas que são às vezes divergentes e contraditórias no debate sobre possibilidades para promover transformações no sistema de educação superior e de pesquisa a fim de estimular e desenvolver novas formas da aprendizagem e de produzir, gerenciar e ampliar o conhecimento. Neste contexto, as contribuições e o papel de instituições de ensino superior impõem uma pressão com relação à transferência, à produção e à disseminação do conhecimento combinados com o compromisso e a responsabilidade sociais, assim como a atenção aos desafios globais e à construção de sociedades mais justas e mais iguais.”

Os sujeitos são carentes! Os agentes são diversos! Os desafios não são poucos! Requerem menos discursos e mais ações práticas! No que podemos como pais e como educadores ajudar?

Vale também a pena ler relatório das “65 ações da UNESCO em favor de todos os países do mundo” que apresenta ações realizadas ao longo dos últimos 65 anos, para responder a pergunta? A UNESCO ainda á necessária?

Você pode baixar os arquivos indicados neste post nos links abaixo. Boa reflexão.

Alcançar os excluídos da educação básica
65 ações da UNESCO

Nenhum comentário: