Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

quinta-feira, 3 de março de 2016

O espírito crítico de nossos alunos

Caros amigos do Blog Feliz da Vida! Em tempos bicudos de PIB negativo, temos que nos atentar aos discursos mentirosos e desculpas, as mais variadas, para este resultado. Precisamos usar a razão!

Este post é para indicar a leitura de um artigo publicado na Revista Época dia 29/02/16, de autoria do professor Doutor do Insper, Fernando L. Schüler, sobre os livros didáticos, sob o título “É ético usar a sala de aula pra `fazer a cabeça` dos nossos alunos? ”.

O artigo foi reproduzido em outros veículos e vale pensar sobre o assunto: o que nossos jovens estão aprendendo nos livros didáticos que tendenciosamente direcionam seus pensamentos para: o capitalista selvagem versos o mocinho da resistência, encarnando a luta do bem contra o mal.

O professor pesquisou alguns livros de história e sociologia mais adotados no país e constatou que 100% tem um claro viés ideológico, não são pluralistas na abordagem política ou econômica.

Segundo o professor os livros tem viés “manco”: O viés político surge no recorte dos fatos, na seleção das imagens, nas indicações de leitura, na recomendação de filmes e links culturais.

Comenta que parecem escritos pelo João Santana, para ideologização, agindo sob inércia das editoras e passividade de pais, professores, diretores de escolas e autoridades de educação. 

Me pergunto: marketing vermelho?

Finaliza o artigo: “Sob o argumento malandro de que ‘tudo é ideologia’, elas prejudicam o desenvolvimento do espírito crítico de nossos alunos. E com isso fazem muito mal à educação brasileira. ”

Se você tem filhos, sobrinhos ou amigos no ensino médio, público ou privado, converse com eles, você constatará essa construção ardilosa do pensamento na exposição desses jovens, eu já pude comprovar. Atente-se você também. 

O artigo completo pode ser lido no link da revista:


Nenhum comentário: