Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

terça-feira, 8 de março de 2016

Estereótipos sexistas em material didático e o Dia da Mulher

Olá amigas e amigos do Blog Feliz da Vida! Em pleno dia de homenagem às mulheres, indico a leitura de texto que segue o post anterior, sobre os livros didáticos.
O artigo publicado no Jornal O Globo, “Livros didáticos perpetuam sexismo, diz Unesco”, nos alerta sobre a presença dos estereótipos sexistas no material didático dos países desenvolvidos, o que constitui obstáculo na luta pela igualdade de gênero, conforme posição da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Em relatório, a Organização aponta que os estereótipos negativos dificultam a educação de meninas e que as “mulheres frequentemente aparecem apenas em papéis secundários nos livros usados nas escolas, e que isso limita as expectativas que meninas tem profissionalmente.... derruba a motivação das garotas, sua auto-estima e sua participação na escola.”
Ainda segundo o relatório, escrito especialmente para o Dia Internacional da Mulher, os homens são representados nos livros didáticos como empresários, engenheiros, cientistas e políticos, e mulheres são retratadas em papeis domésticos, cozinhando e cuidando de crianças. Em livros de ciências a mulher quase não é retratada.

Leia o artigo na íntegra em o globo

Leia também Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2016,no link: Unesco Brasil

E conheça o trabalho do ONU Mulheres
Ainda sobre sexismo indico a leitura de "Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica" que estuda o tema no cenário internacional e no nacional, por meio de uma revisão crítica da literatura desde a década de 1960. Apresenta extensa biografia sobre gênero, representações e imagem da mulher. Artigo - Fundação Carlos Chagas
Meus votos? Felicidade e dignidade às mulheres e respeito aos seus direitos!


Nenhum comentário: