Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Salvador, Bahia, Brasil - Visite

Amigos do Blog Feliz da Vida!
Como canto sempre "para onde tenha sol, é para lá que eu vou...".

Salvador. Terra de todos os santos, terra de todos os astros, terra do sol.
Estava nublado. Mas o sol esteve no sorriso dos baianos. Na beleza dos mares, na exuberância dos coqueirais. Ao contrário do que pensaram algumas alunas, as imagens não são montagens, são reais.


Capítulo à parte é a gastronomia baiana. O sabor das comidas típicas, do camarão, do beijú, das frutas e sucos, do acarajé, das moquecas, do caldo de polvo ou de sururú, do assaí, do vatapá. Somente experimentando. Bem  que minha amiga Simone sempre dizia: "Você tem que experimentar, não é explicável". Logo cedo o café da manhã na feira. Sabores e cores de encher os olhos.



Sem contar as boas conversas. O baiano é inteligente, tem carisma e bom papo. Haroldo Paulo é exemplo disso. Ficou abril pensando no roteiro da nossa viagem. Não o culpo por ter deixado São Paulo para voltar para Salvador. Garoto esperto! Nosso guia turístico nestes dias. Nutricionista Esportivo cheio de ambição e de idéias. Junto com sua tia Jô nos levaram para todos os lados, até para conversar como Vinícius de Moraes, que escreveu o Soneto da Fidelidade "que seja eterno enquanto dure".


Iluminando nosso final de tarde uma visita ao Farol da Barra seguida do Acarajé da Dinha, lá no Rio Vermelho.
 O Farol ilumina o coração das pessoas, como as pessoas iluminam umas às outras. Amigas de Salvador. Luz na minha Semana Santa.

 Os passeios que os Lordellos me proporcionaram foram melhores a cada dia. Pude rever cidades onde havia estado vinte anos antes, cujas características foram alteradas nos projetos de revitalizaçao e enriquecimento que a Bahia passou nos últimos anos.


Os passeios incluiram visita ao Pelourinho, onde fica a praça em que Michel Jackson gravou um clipe.


O Mercado Modelo e Elevador Lacerda eram pontos que eu desejava conhecer. Tenho que voltar lá para bem aprecia-los.


O Projeto Tamar. Minha filhinha havia feito um trabalho na escola sobre o lugar. Adorou as lembrancinhas que eu comprei lá.


E atendendo a pedido do meu chefe, visitei a Igreja do Bonfim para comprar as famosas fitas para o presentear. Em plena sexta-feira santa.



Algumas curiosidades:
Me chamaram a atenção uma campanha de paz no trânsito que fica perto da Unijorge; é uma cruz gigante, feita de automóveis, e também a pia de um restaurante onde comemos uma deliciosa Muqueca. A cuba é uma bacia de alumínio que tem no centro o buraco do ralo, mas de longe parece que a agua ficará na bacia. Muito divertido.



Quem for à Salvador tem que experimentar o Assaí da Praia, na Praia do Flamengo. É simplesmente cremoso, refrescante e delicioso. Sua proprietária dismistificou a frase de que o baiano é preguiçoso. Baiana arretada. Trabalha com afinco e amor na busca da melhor qualidade dos produtos a serem servidos aos clientes dos lanches, sucos e assaís servido na casa. Eu indico.



Gostei tanto da Bahia que voltei falando baianês. Por alguns dias muito abençoados havia me tornado uma baiana.

Um comentário:

Blog Nutrição da Claudete disse...

Que bonito heim......!!!!!adorei saber que divertiu-se..
Agradeço a Deus por ter esta oportunidade, de te ver feliz....
Aproveito para pedir desculpas, dia 29 lembrei de ti como todos os outros dias, rezei por vc e pedi muito(ops... peço muito) a deus que t abençoe sempre....felicidades..te amo...