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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ambientes das Organizações

Amigos leitores do Blog Feliz da Vida! Fruto dos posts anteriores sobre tópicos de administração de empresas, 5W2H e Análise SWOT, alunos pediram detalhes sobre o ambiente das empresas. Segue conceituação para satisfazer curiosidades extremamente desejadas.
O que é esse ambiente que se altera constantemente forçando o administrador a rever e adequar suas estratégias e planos para manter o equilíbrio interno e externo, enquanto garante a eficiência, eficácia e efetividade da organização.
Com o objetivo de entender melhor o cenário em que a empresa está inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem da companhia, de dentro para fora).
No ambiente interno identificamos o contexto da organização, seus recursos, cultura, característica da liderança, formas de gestão, competência técnica, que se refletem como forças ou fraquezas face à concorrência.
No ambiente externo identificamos o contexto fora da organização mas que está relacionado diretamente ao seu cotidiano, dividido em ambiente de tarefa e ambiente geral, ou macro ambiente, onde ocorrem as oportunidades e ameaças no mercado em que o empreendimento está inserido.

No relacionamento da organização com o ambiente externo se baseia a sua permanência no mercado, ou seja, sua efetividade ou declínio. A qualidade desse relacionamento indica a eficácia da gestão estratégica da empresa se reduz a incerteza quanto aos riscos e ocorrências ambiental.

O gestor deve monitorar as forças dos diferentes ambientes:
- os macroambientais, ou variáveis de nível macro, ou ambiente geral, como as forças demográficas, econômicas, sociais, culturais, políticas, tecnológicas, legais e ecológicas.
- os atores microambientais, ou ambiente operacional ou de tarefa, que é composto pelos públicos externos importantes para o negócio, como pessoas, grupos de pessoas, entidades, empresas, órgãos do Governo, que são os consumidores, clientes, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores, agências regulatórias, entre outros com quem nossas áreas de negócios realizam transações no dia a dia de entradas de recursos e informações e de saídas e resultados.
Quanto mais rápido e acertadamente a empresa responder às mudanças do ambiente, que são constantes, menor o grau de incerteza das decisões tomadas para adaptação ao mercado e enfrentamento das investidas da concorrência.
A organização pode se adaptar às mudanças ambientais ou influenciar o ambiente objetivando torná-lo compatível com as suas estratégias. A influência entre os ambientes interno e externo é recíproca,  ambos são capazes de se influenciarem e promover impacto, positivo ou negativo, no outro.

Para realização do planejamento estratégico é decisivo esse conhecimento, pois a definição de objetivos requer análise do ambiente externo (análise ambiental) e análise do ambiente interno (análise organizacional).

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