Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Análise SWOT. FOFA como eu.

Amigos leitores felizes e persistentes do Blog Feliz da Vida! Dando continuidade ao tema anterior, esse post abordará mais uma ferramenta utilizada amplamente na gestão das organizações, especificamente no planejamento estratégico, a análise SWOT.

Sabemos que o ambiente se altera numa constante que, se não fosse o quase, tiraria o fôlego do mais competente e antenado administrador, forçando-o a rever e adequar suas estratégias mais vezes do que deseja. Difícil manter o equilíbrio senão sintonizado às variações internas e externas do ambiente organizacional, respondendo rápido às suas flutuações.

Uma das ferramentas de planejamento estratégico mais conhecidas para manter a organização em dias com o mercado é elaborada em forma de matriz e é muito fofa. Digo aos alunos: Fofa, assim como eu! (Vale tentar sua máxima retenção).

Trata-se da Matriz SWOT ou FOFA, sigla das palavras:
swot

A Matriz possibilita ao gestor, identificando seu ambiente interno (Forças e Fraquezas), responder com rapidez e maior precisão ao ambiente externo (Oportunidades e Ameaças), direcionando o planejamento para a redução do impacto das ameaças, correção das situações de fraqueza, otimização dos pontos fortes no aproveitamento das oportunidades.

O conhecimento gerado pela análise possibilita ao gestor melhorar a qualidade das decisões e da definição das metas empresariais - de segmentação, de produtividade, lucratividade e desenvolvimento - seja no nível operacional, tático ou estratégico.

As metas da empresa, para serem alcançáveis dependem de um bom mapeamento da situação atual. Onde estamos? Para poder determinar com mais segurança: para onde vamos? Respostas facilitadas pela análise da situação interna e externa da empresa.

Qual é a aceitação do meu produto no mercado, qual é a tendência no ramo, qual é a competência do meu quadro de funcionários? É possível alcançar as metas com a capacidade atual? Em que precisamos melhorar? Como adequar os planos para atender a demanda? O que temos melhor que os concorrentes? Tenho os processos, estrutura e capacidade técnica necessária para o nível de desempenho desejado aos meus negócios?

A Análise SWOT empregada no planejamento estratégico, facilita o entendimento do cenário organizacional, interno (a empresa afetando o ambiente) e externo (o ambiente afetando a empresa), propiciando respostas precisas às mutações do mercado, além de obtenção de melhores métricas e identificação do diferencial competitivo da empresa no seu ramo de atuação ou prospecção.

O mapeamento pode ser realizado em cada um dos ciclos de vida da empresa, montando-se na matriz um inventário para cada um dos campos, dando mais ênfase às características que denotam maior vantagem competitiva da empresa frente aos concorrentes.

Lembrando ainda que sobre o ambiente interno o gestor tem poder, controle e capacidade de ação, e sobre o ambiente externo seu papel é de reação, são fatores que não dependem de sua decisão, desafios que requerem adequação da empresa frente a seus impactos positivos ou negativos.

Da mesma forma que a ferramenta publicada no post anterior, 5W2H, a ferramenta Matriz SWOT pode ser empregada, e deve, na esfera da vida pessoal para fazer um diagnóstico ( raio-x) das suas forças em proveito das oportunidades, e das suas fraquezas e situações de ameaças ao seu sucesso e progresso na vida.

Fica aqui o convite para você montar a matriz SWOT na empresa e na vida pessoal criando planejamentos para os dois aspectos da sua vida.

Nenhum comentário: