Seja Feliz!

Agradeço a sua visita e desejo que você seja muito feliz!
Leia os posts anteriores publicados em
http://malves.blog.terra.com.br/ .

sábado, 24 de agosto de 2013

Homenagem ao Maluco Beleza

Amigos saudosos do Blog Feliz da Vida! Trabalhando sob o sol, à sombra da pequena cerejeira em rosa flor, acompanhada dos cachorros, sigo minhas obrigações de aluna, leio, penso, escrevo, e para inspirar, ouço música. Hoje, especialmente as do Raul. Ouvi-lo me fazem um bem danado. Assim, não poderia deixar de homenageá-lo nesta semana.
raul
Quando ouço suas músicas, me atento muito à letra, cada frase, e sempre descubro alguma mensagem codificada. É incrível sua argúcia para fazer profunda crítica social disfarçada para ouvidos incultos. É preciso ler as entrelinhas para entender quem é o “respeitável público” ou os “canibais de cérebro”.
Me entristece que muitos jovens não tenham noção do que foi o período da Ditadura Militar no Brasil, quando os artistas e intelectuais tinham que  escrever letras e textos que disfarçavam seu sentido real. Na música “Metrô linha 743” narra uma história desse tipo. Pessoas sendo vigiadas. Um homem fuma tranquilamente e é abordado por caras armados. Oferece seus documentos para ser identificado. Eles não querem. Querem saber; "o que você está pensando." E continuam: "eu avalio o preço pelo nível mental que você anda por aí usando. Ai eu digo o preço que sua cabeça está custando." Seu cérebro é vendido caro aos canibais que matam quem pensa, e é servido ao lado de dois outros sujeitos, como Jesus sacrificado entre dois. Tudo nas entrelinhas.
Reconhecendo a poesia escondida nas canções:
"Tenho uma revista que eu guardo a muitos anos e que eu nunca vou abrir…ó morte, tú que és tão forte, que matas o gato, o rato e o homem, vista-se com sua melhor roupa quando vier me buscar.”
A música "Canção para minha morte" tem uma letra belíssima. De uma sensibilidade e poesia raras! Raul se foi, sua música ficou em mim.
Finalizando minha homenagem, apenas por limite de tempo e não por falta de letras desafiadoras e motivos, reflito sobre esse caminho que eu mesma escolhi, que não é tão fácil de seguir.
E enquanto muitos se esforçam para serem normais, fazendo tudo igual, eu de outro lado vou aprendendo a ser louca.
Vou “controlando minha maluquez, misturada com minha lucidez”. Tudo isso me diz muito.
“Estou fazendo um grande vestibular para isso.” diz o eterno Maluco Beleza ao final do vídeo da música Maluco Beleza. Show de bola!
Abaixo links de vídeos das músicas citadas nesse post homenagem.
Metrô linha 743
Maluco Beleza
Canção para minha morte

Nenhum comentário: